Editais

Proposals

Chamada MCI - Mobility Confap Italy 2023


O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou a Chamada MCI - Mobility Confap Italy 2023, de apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades da Itália.

A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Cooperação assinado em junho deste ano entre o CONFAP e a Universidade de Bolonha (UNIBO) - que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. O acordo possibilita a realização da segunda edição do programa Mobility Confap Italy, em continuidade ao acordo anterior, assinado em 2017 pelas entidades.

O objetivo do acordo é facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre os dois países para cooperação científica, tecnológica e de inovação por meio da mobilidade de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Brasil para as universidades italianas. 

Programa Mobility Confap Italy (MCI)

A primeira edição do programa MCI começou em 2017 e durou quatro anos, de 2017 a 2021, e possibilitou a abertura de três chamadas públicas do CONFAP, que por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes disponibilizaram bolsas de estudo para pesquisadores do Brasil realizarem intercâmbio nas universidades italianas. 

Integram a Rede das Universidades Italianas*: a Universidade de Bolonha; Universidade de Bérgamo; Universidade Politécnica de Marche; Universidade de Modena e Reggio Emília; Universidade de Palermo; Universidade de Pádua; Universidade de Pavia; Universidade de Pisa; Universidade de Roma - La Sapienza; Universidade de Roma Tre; Universidade de Siena; Politécnico de Turim; Universidade de Turim; Universidade de Trieste e Politécnico de Milão.

(*Lista de universidades atualizada em 22/01/24)

Elegibilidade

São elegíveis pesquisadores vinculados a Universidades e Instituições de Pesquisa dos estados brasileiros cujas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) estejam participando da chamada (vide listagem abaixo). 

O fomento oferecido aos pesquisadores do Brasil será realizado por meio de bolsas de estudo. Os candidatos devem consultar as modalidades de bolsas, regras e critérios de elegibilidade específicos de cada FAP. 

Relação de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à Chamada MCI - Mobility Confap Italy 2023:

1. Alagoas – FAPEAL

2. Amapá – FAPEAP

3. Amazonas – FAPEAM

4. Bahia – FAPESB

5. Ceará – FUNCAP

6. Espírito Santo – FAPES

7. Distrito Federal – FAPDF

8. Goiás – FAPEG

9. Mato Grosso do Sul – FUNDECT

10. Minas Gerais – FAPEMIG

11. Pará – FAPESPA

12. Paraíba – FAPESQ

13. Paraná – Fundação Araucária

14. Pernambuco –  FACEPE

15. Rio de Janeiro – FAPERJ

16. Rio Grande do Sul – FAPERGS

17. Rondônia – FAPERO

18. Santa Catarina – FAPESC

19. São Paulo – FAPESP

*Outras Fundações ainda podem aderir à chamada. (Lista atualizada em 19/02/2024)


Submissão de propostas

Os pesquisadores do Brasil podem se candidatar até o dia 11 de março de 2024 pela plataforma do CONFAP, disponível no link: https://sistema.confap.org.br. Algumas FAPs podem solicitar que as candidaturas sejam apresentadas também em suas plataformas (consulte a FAP antes da submissão). A proposta não possui um formulário padrão e deve ser acompanhada de uma carta de apoio assinada pelo orientador da universidade na Itália, e pelos currículos do pesquisador proponente e do supervisor na Itália.

Mais informações

As oportunidades de pesquisa oferecidas pelas instituições de acolhimento elegíveis na Itália estão disponíveis no site do programa MCI, na página “Oportunidades de Pesquisa na Itália”, acesse aqui.

Além das oportunidades publicadas no site, outras oportunidades podem ser consultadas diretamente nas universidades integrantes da rede MCI.

Informações sobre a rede italiana MCI estão disponíveis aqui

Dúvidas gerais sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: elisa.confap@gmail.com. Dúvidas sobre as modalidades de bolsas, regras e critérios de elegibilidade específicos de cada FAP devem ser esclarecidas com os Pontos de Contato das FAPs (consulte os contatos aqui).

Cronograma

- Lançamento da chamada: 22 de novembro de 2023. 

- Prazo para envio das submissões de propostas: 11 de março de 2024. 

- Resultado: Maio de 2024.

Objeto:
​Data de Encerramento: 11/03/2024
Status: Finalizado

Arquivos para download

CONFAP_MCI_Call_2023_Contact points


CONFAP_MCI_Call_2023