Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

A gaúcha Ângela Wyse está entre os cinco brasileiros eleitos novos membros da Academia Mundial de Ciências - TWAS

Publicação:

Angela Wyes
Ângela Wyse - Foto: DUDU LEAL

A Academia Mundial de Ciências (TWAS) elegeu 46 novos membros, dentre os quais cinco brasileiros. A eleição ocorreu no fim de novembro, durante reunião da entidade realizada em Trieste, na Itália.

O anúncio foi feito por Bai Chunli, presidente da TWAS. A cerimônia de posse, durante a qual os novos membros eleitos serão apresentados à academia, será realizada durante a próxima assembleia geral.

A TWAS passa a ter 1.267 membros e pela primeira vez ultrapassa os 100 países, com 103. Bolívia, Laos, Líbia, Nicarágua e Zâmbia ganham representação na entidade que trabalha para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento, apoiando a prosperidade sustentável por meio de pesquisa, educação, política e diplomacia.

Dos novos membros, cinco são brasileiros: Angela Wyse (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Daniel Mario Ugarte (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp), Jose Antonio Marengo Orsini (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden), Mercedes Bustamante (Universidade de Brasília (UnB) e Yoshiharu Kohayakawa (Universidade de São Paulo).

Em outubro deste ano, Angela Wyse foi agraciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul-FAPERGS, com o Prêmio Pesquisador Gaúcho, na categoria Destaque em Ciências Biológicas.

Mais informações: https://twas.org/article/twas-elects-46-new-fellows.
 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS