Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Conselho Superior da FAPERGS abre calendário de reuniões com a presença do secretário Luís Lamb

Publicação:

Reunião dos membros do conselho
Reunião Conselho Superior - Foto: ASS/COM FAPERGS

Na tarde desta sexta-feira (8), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Superior da Fundação, dando início às atividades de 2019, com a presença do secretário estadual da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, Luís da Cunha Lamb.

A presidente do Conselho Superior, Simone Stülp, conduziu a reunião, desejando um bom início de atividades a todos, ressaltando a importância das contribuições para a viabilização das demandas da comunidade científica no Estado.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, abriu a reunião com a apresentação das demonstrações contábeis do exercício de 2018, salientando que, apesar das dificuldades, no ano que passou os pagamentos foram efetuados com regularidade.

O secretário Luís Lamb manifestou o esforço na reestruturação da SICT para o desenvolvimento das atividades administrativas e a diretriz de governo que tem como patamar o desenvolvimento baseado no conhecimento e na inovação. “O foco será o alinhamento de projetos que possam agregar valor para a indústria e para o agronegócio, onde há um potencial para o RS ou que poderão vir a ser”, destacou o secretário.

Uma das preocupações da sua gestão é contribuir para que seja efetivada a transferência de tecnologia. “Temos uma grande capacidade de geração de conhecimento, mas muita dificuldade na transferência de tecnologia para a sociedade”, disse Lamb. Ele também destacou a comunicação como sendo fundamental para que a sociedade tenha a percepção da contribuição social da pesquisa. “Queremos que a sociedade perceba o RS como um Estado inovador e reconheça as suas competências”, enfatizou.

Luís Lamb mencionou algumas linhas de trabalho como: a contribuição de projetos para a gestão pública; um programa de conversão tecnológica para a indústria e o agronegócio para promover a geração de produtos de alta qualidade (produto premium); a formação de pessoas qualificadas no empreendedorismo inovador e a economia de base tecnológica com o fortalecimento das startups.

Na pauta da reunião constaram ainda o Plano de Atividades da FAPERGS para 2019 e assuntos gerais.

Estiveram presentes na reunião os conselheiros Luiz Carlos Illafont Coronel, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Marcos Osmar Arend, Renato Zanella, Rafael Roesler, Carla Bonan, César Rombaldi, Adilson Ben da Costa e os diretores técnico-científico, Gervásio Degrazia e administrativo-financeira, Patrícia Seger de Camargo.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS