Conselho Superior da FAPERGS abre calendário de reuniões de 2021 com a presença do secretário Luís Lamb

Foto da reunião virtual
Conselheiros dão inicio às pautas da ciência gaúcha.

Na tarde desta terça-feira (9), foi realizada a primeira reunião extraordinária do Conselho Superior da FAPERGS, de forma virtual, dando início às atividades de 2021, com a presença do secretário estadual da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, Luís da Cunha Lamb.

O presidente do Conselho Superior, Pedro Gilberto Gomes, que assumiu o cargo que era presidido pela conselheira Simone Stülp, conduziu a reunião, solicitando um minuto de silêncio em respeito ao pesquisador  Iván Izquierdo, que faleceu hoje.

Foram realizadas manifestações de conselheiros, que conviveram com Iván Izquierdo e que destacaram o lado humano do pesquisador, sempre acessível aos alunos, preocupado com a evolução da ciência gaúcha, além de ter sido o grande nome da neurociência nacional e internacional.

O secretário Luís Lamb manifestou o seu reconhecimento ao grande pesquisador e neurocientista, por sua humanidade e pela simplicidade com que comunicava sobre a ciência, sem arrogância, buscando levar à sociedade o  conhecimento. “ Devemos buscar seguir este exemplo, com uma maior aproximação com a sociedade,  comunicando mais , de forma mais humana”, salientou ele. O secretário também desejou êxito ao novo presidente do Conselho, Pedro Gomes e agradeceu ao trabalho da ex-presidente, Simone Stülp.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, também fez referência à grande contribuição científica de Iván. Odir agradeceu ao trabalho da conselheira e ex-presidente do Conselho, Simone Stülp, por sua disposição e desejou êxito ao novo presidente. Ele também salientou a grande parceria da SICT na realização dos editais e de diversas iniciativas.

Na pauta da reunião constaram ainda o andamento sobre a definição das áreas prioritárias para o fomento à pesquisa e assuntos gerais.

Participaram da reunião os conselheiros: Simone Stülp,  Newton Battastini,  Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Renato Zanella, Rafael Roesler, Carla Bonan, César Rombaldi, Ednei Primel e os diretores da FAPERGS, técnico-científico, Gervásio Degrazia e administrativo-financeira, Patrícia  Maria Seger.