Empossado o diretor técnico-científico do CTA da FAPERGS

telas com imagens dos participantes da reunião
Rafael Roesler toma posse como diretor técnico-científico da FAPERGS.

Na tarde desta quinta-feira (24), em um evento on-line, foi realizada a posse do novo diretor técnico-científico do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Rafael Roesler, na presença do secretário da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Luís Lamb, e do presidente do Conselho Superior da Fundação, Pedro Gilberto Gomes.

Rafael, que foi membro do Conselho Superior, assume a função para o exercício de três anos,  ocupando o cargo exercido pelo professor Gervásio Annes Degrazia, que teve o encerramento do seu mandato em 9 de maio de 2021.

A posse foi conduzida pelo diretor-presidente da Fundação, Odir Antônio Dellagostin, que procedeu a leitura do Termo de Posse e fez a sua manifestação de acolhida ao novo diretor, “é motivo de muita alegria poder contar com tua força de trabalho Rafael”, destacou Odir.

Rafael agradeceu a confiança de todas as Instituições que apoiaram a sua indicação, bem como dos conselheiros, salientando que está mudando de função, de ex-conselheiro para diretor técnico-científico, mas que continua a sua participação na FAPERGS, relação de longa data, principalmente, nos processos e avaliação. “Admiro esta Fundação, que com uma estrutura enxuta, consegue ser tão eficiente. Compartilho da mesma visão desta gestão de fazer entregas reais para a sociedade, em alinhamento com a SICT, estou aqui para somar à coesão de propósitos”, manifestou o diretor.

O presidente do Conselho Superior da Fundação, Pedro Gomes, deu as boas-vindas ao novo diretor, reforçando que o CTA tem todo o apoio do Conselho Superior, que está trabalhando para tirar os entraves que possam existir nas atividades da FAPERGS. “A Fundação está fazendo muito com os recursos disponíveis, com pontualidade de pagamentos e agilidade nos processos. O Conselho reconhece a qualidade do CTA e dos funcionários da FAPERGS”, disse Pedro.

O secretário Luis Lamb parabenizou o diretor Rafael, externando a sua satisfação pela experiência que ele está trazendo, principalmente, por sua visão alinhada com a contemporaneidade dos países que geram impacto social positivo, através da melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O Rafael sempre se empenhou por esta pauta da inovação tecnológica, que visa transformar o conhecimento em valor econômico para a sociedade, por esta razão é muito bem-vindo”, manifestou Lamb.

Também participaram do evento o diretor administrativo-financeiro nomeado, Mauro Mastella, os funcionários da FAPERGS, o vice-presidente do CS, Renato Zanella, e os conselheiros: Carla Bonan, Newton Battastini e Afonso Barth.

Sobre Rafael Roesler

Rafael é Bacharel em Biofísica, com mestrado e doutorado em Bioquimica pela UFRGS e pós-doutorado em neurobiologia na University of California, Irvine, EUA.

Atualmente é professor Titular do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenador do Laboratório de Câncer e Neurobiologia, Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Tem produção acadêmica: mais de 235 artigos publicados em periódicos científicos internacionais indexados, com mais de 5.400 citações. É autor de mais de 65 trabalhos apresentados em eventos científicos internacionais, 13 capítulos de livros nacionais ou internacionais e 7 patentes na área biotecnológica e biofarmacêutica.  Orientou mais de 20 teses de doutorado, 35 dissertações de mestrado e sete pesquisadores de pós-doutorado. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências eleito em 2007.