Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

FAPERGS e CNPq firmam Acordo de Cooperação

Publicação:

Diretor Odir e presidente do CNPq, Mário Neto assinam Acordo de Cooperação
Diretor Odir e Mário Neto assinam Acordo de Cooperação - Foto: Diogo Brito/FAPEMIG

Nesta quinta-feira (29), durante a reunião do Fórum CONFAP, em Belo Horizonte, o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, juntamente com o presidente do CNPq, Mário Neto Borges, assinaram o Acordo de Cooperação para a viabilização do Programa Doutor Empreendedor, que visa gerar oportunidades para doutores que querem empreender, levando o conhecimento e tecnologias geradas na academia para o mercado e a sociedade de forma ampla.

Com previsão de lançamento ainda este ano, o Programa Doutor Empreendedor tem também a participação da CAPES e do SEBRAE-RS, e contará com uma bolsa de valor equivalente ao da bolsa de pós-doutorado da CAPES ou do CNPq para o doutor empreendedor, mais um recurso como capital de risco, tendo por base o plano de negócios aprovado.

Esse Programa pretende contribuir para a transformação de conhecimento em riqueza que é um fator crítico para o desenvolvimento. Os países mais desenvolvidos do mundo investem mais de 2% do seu PIB em C&T e estimulam fortemente a inovação, por meio de políticas públicas, fomento e capital de risco, induzindo o surgimento de novos empreendimentos, liderados por doutores, que transferem o conhecimento de alto nível, na fronteira da ciência, para o meio produtivo, gerando empregos e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

O empreendedorismo de base tecnológica tem sido incentivado, pois a criação de novas empresas inovadoras neste setor tem o potencial de gerar grandes avanços tecnológicos, econômicos e sociais, contribuindo para a soberania e o desenvolvimento do país. A criação de novos empreendimentos, como as startups, por doutores é desejável, pois com o nível de formação que possuem, é provável que tenham mais sucesso nos seus empreendimentos.

Um programa dirigido aos doutores tem vários benefícios, sendo que o principal é o nível de conhecimento gerado, a partir de pesquisa na fronteira da ciência, com maior potencial de inovação disruptiva, gerando oportunidades de maior impacto, tanto social como econômico.

O Programa Doutor Empreendedor terá o seu lançamento divulgado em breve pela FAPERGS.

 ASS/COM: FAPERGS

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS