Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fundação Gates, em parceria com o Confap, disponibiliza chamada para financiar pesquisas com foco na Malária

Publicação:

Banner de divulgação da Chamada
Inscrições abertas até 2 de dezembro de 2020.

A Fundação Bill & Melinda Gates, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), disponibiliza por meio do programa Grand Challenges Explorations, a Chamada: “Novas Abordagens para Integração da Vigilância Molecular em Programas de Controle da Malária”.

O programa de financiamento de pesquisa Grand Challenges Explorations foi lançado em 2008 pela Fundação Gates, com o propósito de encontrar ideias arrojadas de indivíduos inovadores, para solucionar os maiores desafios em Saúde e Desenvolvimento no mundo. Em 2011, a Fundação Gates estabeleceu uma parceria por meio do Confap, com 21 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), para apoiar inovações no Brasil que atendam aos temas propostos pelo programa Grand Challenges Explorations

Confira a lista de FAPs participantes:

1- Fundação Araucária (Paraná)
2- FACEPE (Pernambuco)
3- FAPDF (Distrito Federal)
4- FAPEAL (Alagoas)
5- FAPEAM (Amazonas)
6- FAPEG (Goiás)
7- FAPEMA, (Maranhão)
8- FAPEMAT (Mato Grosso)
9- FAPEMIG (Minas Gerais)
10- FAPERGS (Rio Grande do Sul)
11- FAPERJ (Rio de Janeiro)
12- FAPERN (Rio Grande do Norte)
13- FAPES (Espírito Santo)
14- FAPESB (Bahia)
15- FAPESP (São Paulo)
16- FAPESPA (Pará)
17- FAPITEC (Sergipe)
18- FAPT (Tocantins)
19- FUNCAP (Ceará)
20- FUNDECT (Mato Grosso do Sul)
21- FAPESC (Santa Catarina)

Chamada – “Novas Abordagens para Integração da Vigilância Molecular em Programas de Controle da Malária”.

As propostas para a Chamada devem utilizar dados de Vigilância Molecular da Malária (VMM) para que Programas Nacionais de Controle da Malária (PNCM) possam aproveitá-los em seu planejamento ou na implementação de intervenções nacionais; e incluir um investigador principal ou um co-investigador de um país onde a malária é endêmica, como o Brasil. A Fundação Gates estimula projetos desenvolvidos em cooperação com países da África. 

As inscrições estão abertas até 2 de dezembro de 2020, e os projetos selecionados receberão financiamento de até 100 mil dólares. 

 

 

Chamadas com foco na África e Ásia

Além desta chamada, a Fundação Gates também vai apoiar projetos focados na África e na Ásia. Pesquisadores brasileiros que tenham propostas em colaboração com investigadores dessas regiões podem enviar propostas visando outras duas Chamadas: Integrar tradição e tecnologia de alimentos fermentados na nutrição materna e Inovações agrícolas inteligentes para produtores de pequena escala.

 

Assessoria de Comunicação – Confap

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS