Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

FAPERGS apresenta ações voltadas à inovação na reunião do CITEC

Publicação:

Odir palestra sobre a Fundação
CTA da FAPERGS participa da reunião do CITEC

Na tarde desta terça-feira (18), o Conselho Técnico Administrativo da FAPERGS participou da 8ª reunião do Conselho de Inovação e Tecnologia - CITEC, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS, com o objetivo de apresentar as linhas de atuação da Fundação e as ações voltadas ao apoio à inovação no Rio Grande do Sul.

Os diretores da FAPERGS foram recepcionados pelo coordenador do CITEC, Daniel Randon, que enfatizou a importância do governo ter um foco em inovação, estimulando a criação de ecossistemas inovadores.

O diretor-presidente da Fundação, Odir Antônio Dellagostin, abordou sobre a riqueza de talentos do estado, destacando os números que demonstram a formação de recursos humanos qualificados, com uma excelente produção científica. “A academia precisa olhar para o mercado e o mercado precisa ser receptivo à academia”, disse Odir.

Sobre o apoio à inovação no RS, Dellagostin mencionou o lançamento recente de editais de fomento à pesquisa, ao empreendedorismo e à inovação.

Em destaque o Programa Pesquisador Gaúcho, destinado a qualquer área do conhecimento, que tem o investimento de RS 10 milhões; o edital de Cooperação FAPERGS/FAPESP que visa  apoiar projetos que envolvem a participação de equipes de SP e do RS com o aporte de até R$ 6 milhões, com o alinhamento dos projetos às tecnologias portadoras de futuro e o Programa Centelha, implementado através de parceria com a FINEP/FAPERGS que visa o apoio à criação de startups de base tecnológica. Os parceiros estaduais deste programa são: BADESUL, SEBRAE/RS e da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação - REGINP. O Centelha conta com o aporte de R$ 1,8 milhão, recurso que possibilitará o apoio de até 50 startups.

Além destes, Odir mencionou os editais que estão sendo preparados para em breve serem lançados: Doutor Empreendedor que visa estimular que um doutor se torne um empreendedor e o Tecnova II que visa incentivar a inovação nas empresas.

Na pauta do encontro, também constou a apresentação da rede Sulbiotec e a Bioeconomia, que foi realizada por João Carlos Deschamps.

 Ass/Com: FAPERGS

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS