Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Porto Alegre recebe última edição do ano do Fórum do Confap

Publicação:

mercado público
Gaúchos receberão dirigentes das FAP's e agentes nacionais da ciência. - Foto: Foto: Brayan Martins/ PMPA.

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, recebe entre os dias 4 e 6 de dezembro a última edição de 2019 do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o encontro reunirá presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de entidades acadêmicas e científicas, ministérios e agências de fomento federais e internacionais.

A programação tem início no dia 4 de dezembro, com uma reunião pré-evento entre os presidentes das Fundações da Região Sul. Na pauta, discussões sobre a Cátedra Unesco para integração de fronteiras entre Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

A solenidade de abertura será realizada no dia 5 de dezembro, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a partir das 9 horas, onde serão assinados acordos e é esperada palestra do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Consta da programação também palestra com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, sobre inovação e tendências tecnológicas.

Haverá, ainda, discussões com representantes do MCTIC e das agências federais (CNPq, Capes e Finep), Sebrae, e parceiros internacionais. Na pauta está previsto também a discussão da Carta de Salvador, com a proposta de uma Carta de Porto Alegre. Na sexta-feira, dia 6, após discussões internas, os participantes farão uma visita à Tecnopuc.

Coordenação de Comunicação Social do Confap

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS