Projeto Rede Sapiens tem inscrições prorrogadas

Sapiens foto lançamento
Iniciativa busca valorizar a ciência do Rio Grande do Sul e incluir pesquisa acadêmica nas empresas - Foto: u.Mov.me

Promover a tríade universidades-sociedade-mercado. Esse é o objetivo do concurso Rede Sapiens, cujas inscrições foram prorrogadas até 31 de março de 2021. A iniciativa do Pacto Alegre, articulada pela uMov.me Arena, conta com a curadoria da FAPERGS e Reginp, e com o apoio de diversas universidades gaúchas, entidades setoriais e empresas.

A proposta é possibilitar a aplicação prática da produção acadêmica e dar visibilidade ao desenvolvimento da ciência no Estado. As inscrições são gratuitas. Os mestres e doutores interessados devem gravar um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações, além de enviar o formulário disponível em www.umov.me/redesapiens. Os vídeos ficarão disponíveis para todos os atores da quádrupla hélice da inovação (sociedade, governo, universidade e empresas) e serão submetidos à análise do projeto Rede Sapiens. Já são mais 16 mil visitas ao site e cerca de 40 trabalhos inscritos.

Para empresas, é possível entrar em contato com os autores dos trabalhos através de um formulário disponível na página de cada vídeo presente na vitrine. O grande objetivo desta conexão é que cada pesquisa possa ser aplicada de maneira prática na vida das pessoas e das empresas.

Para a coordenadora Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFRGS e entusiasta do projeto, Prof. Dra. Luciana Buriol, a Rede Sapiens cria a oportunidade de se conhecer o trabalho dos pesquisadores de maneira mais ampla. “É importante tanto para a sociedade como para a academia, porque as pessoas podem tomar conhecimento do que se faz em uma universidade e nós também temos espaço para aplicar o trabalho árduo feito na pesquisa”, afirma Luciana. Além disso, comenta a pesquisadora, para os empresários e instituições é importante também porque “há temas sendo desenvolvidos na pós-graduação que podem gerar soluções para problemas complexos das empresas e organizações, mas muitas vezes elas não sabem que trabalhamos com tais problemas”.

O valor total de prêmios ainda será definido, pois a Rede Sapiens está em processo de captação de recursos junto às empresas. Até o momento, foram captados R$ 35 mil reais, a serem divididos entre os 10 mestres e/ou doutores vencedores do concurso, em conjunto aos respectivos professores orientadores, nas categorias Prêmio Conexão com o Mercado e Prêmio Engajamento.