Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Realizada a abertura do Seminário PPSUS em Bento Gonçalves

Publicação:

Diretores da FAPERGS, representantes do Ministério da Saúde  e da SES RS
Diretores da FAPERGS, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde - Foto: ASSCOM/FAPERGS

Na manhã desta quarta-feira (24), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS, vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia - SICT, realizou a abertura do Seminário de Acompanhamento Parcial do Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS, uma parceria entre a Fundação o Ministério da Saúde/MS, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e a Secretaria de Estado da Saúde do RS – SES/RS, no Hotel Dall' Onder, em Bento Gonçalves RS.

De 24 a 25 de abril serão apresentados 77 projetos de pesquisa inseridos em cinco eixos, que são linhas prioritárias para o Sistema Único de Saúde- SUS: redução de morbimortalidade; qualificação da organização da rede de atenção; ações de educação para o SUS; desenvolvimento e avaliação de tecnologias em saúde e determinantes e condicionantes socioambientais do processo saúde/doença. As pesquisas realizadas possuem o objetivo de aplicação no SUS.

Recepcionando os participantes, o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, destacou a relevância deste evento, por reunir pesquisas qualificadas na área da saúde e pela integração de esforços dos agentes das esferas federais e estaduais para a viabilização das pesquisas e aplicação no SUS.

A diretora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti, salientou que os 77 projetos são de grande contribuição em âmbito nacional, o compartilhamento dos resultados é de grande valia para a tomada de decisões e ações no SUS.

A coordenadora de Política de Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde, Silvia Czermanski, manifestou que as pesquisas apresentadas servirão para os ajustes necessários de políticas em saúde na esfera estadual e as reorientações necessárias aos técnicos da SES/RS.

O evento conta com a participação dos diretores da FAPERGS, Gervásio Degrazia e Patrícia Seger de Camargo, além de membros do comitê de avaliadores, coordenadores de projetos e  das equipes de pesquisadores.

PPSUS

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais e federais de saúde e de ciência e tecnologia. O aporte de recursos investidos será de R$ 7,5 milhões em pesquisas científicas e tecnológicas para qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS).

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS