Rede Sapiens é lançada em Porto Alegre

Gervásio falando
Plataforma Sapiens vai ligar a academia com o mercado. - Foto: ASS/COM: FAPERGS

Iniciativa inovadora conecta universidades, empresas e sociedade e premia projetos de mestrado e doutorado.

Na manhã desta segunda-feira( 25), ocorreu na uMov.me Arena, o lançamento da Rede Sapiens – projeto que vai conectar o conhecimento produzido por mestres e doutores com as empresas e a sociedade. A iniciativa é do Pacto Alegre, com colaboração da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, da FAPERGS, da Reginp, da uMov.me Arena, de universidades gaúchas, entidades setoriais e empresas. O objetivo é valorizar a ciência do Rio Grande do Sul.

A proposta é simples: mestres e doutores gravam um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações e submetem ao crivo da Rede Sapiens. Os vídeos ficarão disponíveis para todos os atores da quádrupla hélice da inovação (sociedade, governo, universidade e empresas). Assim, é possível viabilizar a aplicação prática desses estudos, aproximando universidade e mercado e evidenciando a produção científica dos acadêmicos do RS.

Com uma perspectiva colaborativa, a Rede Sapiens conta com apoio de dezenas de empresas e entidades que reuniram um aporte de R$ 35 mil para premiação dos estudantes em duas categorias – Prêmio Conexão com o Mercado e Prêmio Engajamento. Serão 10 mestres ou doutores e seus respectivos professores orientadores premiados em junho de 2020.

De acordo com Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me e criador da Arena uMov.me, espaço de inovação social em rede cujo propósito e articular a promoção do conhecimento, “ o propósito da Rede Sapiens é valorizar a ciência do RS, promovendo a conexão entre mestres e doutores com empresas que buscam inovação, assim como tornar acessível à sociedade o resultado dos estudos científicos, de forma que ela possa atuar na sua própria evolução. Existe muita riqueza nas nossas universidades, queremos evidenciar isso”.

Para Luís Lamb, secretário estadual de inovação, ciência e tecnologia do RS e curador da Rede Sapiens, o projeto está alinhado à nova economia, que é baseada em conhecimento. “O RS tem apenas 5% da população brasileira, possui 11,5% da produção científica do País e a segunda maior densidade de doutores do Brasil. Precisamos transformar essas contribuições acadêmicas em negócios e gerar riqueza e resultados para a sociedade. As nações mais desenvolvidas do mundo são as mais bem-educadas, as que utilizam conhecimento e inovação aplicada aos negócios. Precisamos nos adequar a esse modelo para evoluir nossa matriz econômica”, observa Lamb.

Gervásio Degrazia, diretor técnico-científico da FAPERGS, destacou a equipe de assessores científicos que integra a Fundação, que contribuirá para a validação do conteúdo alimentado pela comunidade científica das universidades, sendo esta a participação da FAPERGS para a rede Sapiens. Ele também reforçou o trabalho em rede e a importância do incentivo ao espírito científico desde a infância.

A rede Sapiens, um dos projetos do Pacto Alegre, faz parte de um conjunto de iniciativas que contam com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, e que visam tornar o Rio Grande do Sul um estado mais inovador, criativo e competitivo. Todos com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da educação, da pesquisa, e o crescimento econômico e social a partir do conhecimento e empreendedorismo. Como a Hélice, iniciativa da Randon, Marcopolo, Soprano e Florense, que já conta com outras empresas, em Caxias do Sul. O Instituto Caldeira, projeto em construção que vai integrar num ecossistema startups laboratórios empresas em Porto Alegre.

E Plataforma de Transformação, que está sendo desenvolvida pelo Grupo Amanhã, um dos apoiadores da rede Sapiens. A Plataforma vai reunir iniciativas portadoras de futuro, apresentar e ecoar o avanço das pesquisas e inovações, conectar pessoas e organizações em nível local e global. Suas ferramentas promoverão visibilidade, compartilhamento e conexão de conteúdos e inteligência coletiva - inclusive a rede Sapiens - como base para soluções criativas aplicáveis nos campos econômicos, social e ambiental.

Conheça mais a iniciativa: http://bit.ly/Canal-Rede-Sapiens