Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Seleção dos agraciados ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019

Publicação:

Seleção dos agraciados ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019
Seleção dos agraciados ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019

Nesta sexta-feira (4), acontece a seleção dos agraciados ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019, com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e do comitê especial.

Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 153 indicações para 13 categorias de premiação. Este é o maior número de indicações de todas as edições do Prêmio.

Serão agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Artes, Letras, Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias e Geociências.

O certame também contempla categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Como tema desta 9ª edição, a distinção vai reconhecer uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, “Bioeconomia - Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Um dos destaques do evento será a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS), ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária em sua área de conhecimento e para o progresso da ciência. Considerada como a distinção de maior relevância da FAPERGS, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente.

A solenidade de premiação será realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS