SoU_Ciência lançará módulo inédito sobre o financiamento estadual da pesquisa científica no Brasil
Diretor-presidente da Fapergs foi um dos idealizadores do Painel que retrata o financiamento da ciência no país.
Publicação:
No dia 7 de novembro, às 14h, o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) lançará o Módulo FAPs — Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados e do Distrito Federal —, que integrará o Painel de Financiamento da Ciência & Tecnologia e das Universidades Federais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do SoU_Ciência, no YouTube, e reunirá lideranças científicas para debater os rumos do investimento público para a ciência no Brasil.
Desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o módulo apresenta uma visão inédita e sistematizada sobre o financiamento estadual da ciência, com base em dados orçamentários das 27 FAPs brasileiras. A iniciativa busca fornecer subsídios para compreender como as fundações contribuem para sustentar a pesquisa científica nos estados e fortalecer o debate público sobre o financiamento da ciência no país.
Além de oferecer uma visão geral do contexto e da atuação das FAPs, o módulo aborda temas como desigualdades regionais no investimento em ciência e tecnologia, controle de gastos públicos dos estados e prioridades orçamentárias. O público também terá acesso às informações no portal do SoU_Ciência logo após o lançamento oficial.
A mesa de lançamento será mediada pela Profª. Soraya Smaili, coordenadora geral do SoU_Ciência e vice-presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A apresentação da plataforma ficará a cargo da Drª Suelaynne Paz e do Me. Weber Tavares, pesquisadores do SoU_Ciência.
Participam do debate Helena Nader, presidenta da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Francilene Procópio Garcia, presidenta da SBPC; Odir Dellagostin, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); e Márcio de Araújo Pereira, presidente do CONFAP.
O evento reforçará a defesa da ciência como bem público e estratégico, destacando o papel essencial das FAPs para garantir a continuidade da pesquisa, especialmente em contextos de restrição orçamentária e de ameaças de privatização de áreas fundamentais do sistema científico nacional.
A atividade é gratuita e aberta ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo sistema da Unifesp. A transmissão será feita pelo canal do SoU_Ciência, no YouTube.