Transmissão do Prêmio Pesquisador Gaúcho levou informação e emoção ao público

foto final do Prêmio
O evento em formato híbrido levou emocão e informação ao público.

Na noite do domingo (17), foi realizada a transmissão da solenidade de premiação da 11ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho, através dos canais do Facebook e do Youtube da FAPERGS, trazendo como tema: “A Ciência a serviço da Sociedade”, para destacar a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor.

O evento tem como realizadora a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT).

Na abertura da premiação no estúdio estavam presentes os diretores que integram o Conselho Técnico Administrativo da FAPERGS (CTA), diretor-presidente Odir Dellagostin, diretor administrativo-financeiro, Mauro Mastella e o diretor técnico-científico, Rafael Roesler. Virtualmente, a solenidade contou com a participação do governador Eduardo Leite, do secretário da SICT, Luís Lamb e da secretária da Secretaria de Comunicação, Tânia Moreira.

Os 14 agraciados e os homenageados do evento tiveram uma participação em blocos, através da conexão on-line com os diretores que estavam no estúdio, oportunizando que cada um trouxesse uma breve abordagem sobre seu trabalho e sobre a importância deste reconhecimento.

Dois homenageados em alusão ao tema desta 11ª edição, “A Ciência a Serviço da Sociedade”, o virologista e professor da FEEVALE, Fernando Rosado Spilki e a jornalista, Larissa Roso, do Jornal Zero Hora, relataram o quanto as suas atividades se entrelaçaram inúmeras vezes, buscando levar à sociedade a informação de forma dinâmica e precisa.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, em suas áreas do conhecimento, os agraciados representaram nove áreas: Artes, Letras, Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências e Oceanografia.

O certame também contemplou estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador e também o empreendedorismo e a inovação com as categorias: Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Duas categorias novas fizeram parte desta premiação: Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público; e Profissional de Comunicação, ao comunicador que contribuiu com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.

Um dos destaques do evento foi a entrega da Medalha Sylvio Torres à física  e professora da UFRGS, Márcia Cristina Bernardes Barbosa,  por sua contribuição extraordinária para o progresso da ciência. Esta medalha leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS.

Também Integrou este evento, o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chegou à sua terceira edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, sendo a sua transmissão rea lizada no dia 19 de outubro, pelo canal do Facebook da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT).

A gravação completa do evento encontra-se disponível no canal do Youtube da FAPERGS.

Abaixo a relação dos selecionados nas áreas do conhecimento.

Pesquisador Destaque:

Ciências Agrárias - Antônio Costa de Oliveira – UFPel
Ciências Biológicas - Marilene Henning Vainstein – UFRGS
Ciências da Saúde - Luis Augusto Paim Rohde - UFRGS
Engenharias - Sandro Campos Amico - UFRGS
Artes, Letras e Linguística - Lilian Cristine Hübner - PUCRS
Arquitetura, Urbanismo e Design - Alcindo Neckel - IMED
Economia e Administração - Kelmara Mendes Vieira - UFSM
Geociências e Oceanografia - Otavio Costa Acevedo - UFSM
Educação - Marilia Costa Morosini – PUCRS

Categorias que contemplam o nível de graduação e o meio empresarial:

Jovem Pesquisador - Caroline Dalastra -UFFS