Diretor-presidente da FAPERGS discute o cenário da ciência no estado e no país em palestra na Unijuí

Odir realiza palestra na Unijuí

Com o objetivo de debater o cenário da ciência no estado e no país, a Unijuí e a Unicruz realizaram, na noite desta segunda-feira (19), a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu com um evento no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na Unijuí. A palestra foi realizada pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin.

O Coral da Unijuí subiu ao palco e apresentou algumas canções ao público, antes da abertura oficial. Logo após, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Golle, iniciou os pronunciamentos. Ele observou a importância do evento conjunto entre as duas instituições para o estreitamento das pesquisas na região. Na sequência, a Reitora da Unijuí, Cátia Nehring, salientou sobre a importância das políticas públicas de fomento aos pesquisadores e também sobre a relevância de estabelecer parcerias entre instituições. E, finalizando a abertura, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González, também observou a importância da parceria entre as instituições e o poder público para o desenvolvimento regional.

A palestra teve o objetivo de apresentar a Fundação, as principais áreas de atuação e o impacto da pesquisa no estado. Segundo Odir, um dos principais desafios é garantir os recursos financeiros para fomentar os projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Temos, no Rio Grande do Sul, uma força de trabalho bastante sólida, com a maior densidade de doutores do país – 123 doutores por 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional - portanto, o grande desafio é garantir esses recursos”, salienta.

Na tarde e início da noite desta segunda-feira, o diretor-presidente da FAPERGS visitou laboratórios da Unijuí, em diversos Departamentos e áreas. E, nesta terça-feira de manhã, terá uma reunião com os professores dos programas de pós-graduação no auditório do Hospital Veterinário e também vai participar da abertura da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, evento que acontece no Centro de Eventos da Unijuí.

Foto: Divulgação/Unijuí