Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Histórico

Primeiros anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
FAPERGS


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) foi a segunda a ser fundada no Brasil, depois da FAPESP, de São Paulo. No início da década de 1960, a área da ciência no Rio Grande do Sul carecia de uma instituição que se dedicasse exclusivamente ao apoio financeiro a projetos de pesquisa, a exemplo de entidades do exterior. A partir disso, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciaram um esforço conjunto para que a instituição estadual saísse do papel. Em 31 de dezembro de 1964, foi promulgada a Lei nº 4.920/1964 pelo, então, Governador, ILDO MENEGUETTI, que autorizava a instituição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Em 24 de abril de 1965, foi publicado o Decreto nº 17.280, que concretiza a instituição da FAPERGS. A Lei nº 4.920/64,que estabeleceu as finalidades, as fontes de recursos, a estrutura e a organização da Fundação, atualmente já foi revogada. Estando em vigor a Lei nº 14.601/2014, a qual trouxe algumas atualizações para a estrutura, modernização e flexibilidade para o funcionamento e gestão da FAPERGS.

Primeiras reuniões do Conselho Superior da FAPERGS

A primeira reunião dos membros do Conselho Superior da Fundação ocorreu em 8 de junho de 1965, já com todos os conselheiros devidamente empossados pelo governador Ildo Meneghetti. Sendo realizada no auditório do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com as seguintes presenças:

1. Ivo Wolff (Vice-reitor da UFRGS de 1968-1972 e Reitor de 1972-1976)
2. Eduardo Zaccaro Faraco (Reitor da UFRGS de 1968-1972)
3. Darcy Dillenburg (idealizador do Instituto de Física da UFRGS)
4. Pery Riet Corrêa (idealizador do Instituto de Fisiologia Experimental da Faculdade de Medicina da UFRGS)
5. José Porfírio da Costa Neto (idealizador do primeiro herbário fitopatológico organizado da UFRGS)
6. Laudelino Teixeira de Medeiros (idealizador do Centro de Estudos Sociais da Sociologia e do Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia e Administração da UFRGS)
7. Sylvio Torres (pesquisador e professor titular da Faculdade de Veterinária, membro do Conselho Deliberativo do CNPq e detentor da Comanda de Honra ao Mérito Agrícola, conferida pela Confederação Nacional da Agricultura)
8. Bernardo Geisel (idealizador da Associação dos Químicos do RS e secretário de Estado dos Negócios de Energia e Comunicações do Rio Grande do Sul durante o governo de Ildo Meneghetti)
9. Cláudio Barbosa Torres (um dos criadores do Depto. de solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS)
10. Newton Neves da Silva (um dos fundadores do Instituto de Pesquisas Biológicas do RS e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina)
11. Milton Guimarães Guerreiro (sanitarista - Patrono da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária)
12. Nelson Carlos Gutheil (diretor da Associação Brasileira de Química e membro do Conselho Deliberativo do CNPq)
O objetivo da reunião foi organizar as listas tríplices a serem submetidas ao Governador para escolha do presidente e vice-presidente da Fundação.
Após os debates e votação ficaram assim organizadas:
Para Presidente:
Eduardo Záccaro Faraco
Ivo Wolff
Sylvio Torres

Para vice-presidente:
Laudelino Teixeira de Medeiros
Nelson Carlos Gutheil
Pery Riet Corrêa

A coordenação dos trabalhos desta reunião ficou a cargo do conselheiro Sylvio Torres, ao qual foram delegados poderes para levar ao senhor governador as deliberações acima.

A segunda reunião do Conselho Superior da Fundação aconteceu no dia 13 de julho de 1966, na sala de reuniões do Conselho de Pesquisa da UFRGS.
Na Ordem do Dia constava a organização do Estatuto e do Regimento Interno da Fundação, para este trabalho, os conselheiros resolveram constituir uma comissão para elaborar os anteprojetos. Ficando constituída pelos conselheiros Laudelino Teixeira de Medeiros, Newton Neves da Silva e Sylvio Torres.
Nesta mesma reunião, foi aprovada a proposição apresentada pelo conselheiro Eduardo Faraco para que se fixasse em 500 milhões de cruzeiros a dotação orçamentária a ser atribuída à Fundação no orçamento do Estado para 1967, ficando o presidente Ivo Wolff, autorizado a promover as demandas necessárias à consecução do objetivo.
Como a FAPERGS era a segunda Fundação do país que estava criada, sendo a primeira a FAPESP, o conselheiro Darcy Dillenburg sugeriu que fosse realizada a obtenção das cópias dos atos organizados da Fundação paulista, bem como dos formulários diversos para embasamento dos trabalhos da FAPERGS.
Na ocasião, o professor Pery Riet Corrêa salientou a necessidade de se organizar um cadastro das Instituições e de pessoas, que dedicavam suas atividades à pesquisa no Rio Grande do Sul, e outro cadastro de trabalhos já publicados.
A terceira reunião do Conselho Superior da FAPERGS ocorreu no dia 16 de novembro de 1966, na sala de reuniões da Reitoria da UFRGS. O objetivo desta reunião, uma Assembleia Extraordinária, foi examinar e votar os projetos de Estatutos e Regimento da Fundação, organizados pelo grupo de trabalho composto pelos conselheiros Laudelino Teixeira de Medeiros, Newton Neves da Silva e Sylvio Torres. Nesta reunião, o presidente do Conselho Superior, Ivo Wolff, teceu comentários sobre o expediente já encaminhado ao governador, pedindo a inclusão no Orçamento do Estado para 1967 da dotação de 500 milhões de cruzeiros velhos, destinados à Fundação. O conselheiro Newton Neves da Silva informou que, a esse respeito, esta dotação constaria de mensagem retificada a ser dirigida à Assembleia Estadual, pedindo a abertura de crédito especial.
A reunião foi estruturante, pois após a análise dos projetos de Estatuto e Regimento da Fundação, ambos foram discutidos e votados. Ao final foi aprovada a remessa ao Governo do Estado, do projeto do Estatuto para sua aprovação e publicação no Diário Oficial, após, seria feita a divulgação do Regimento Interno, aprovado pelo Conselho Superior, constando de seu preâmbulo, o número do Decreto que aprovou o Estatuto.

A quarta reunião do Conselho Superior da FAPERGS ocorreu em 14 de agosto de 1968. Nesta reunião registrou-se a recondução pelo Governador dos conselheiros Cláudio Barbosa Torres, Milton Guimarães Guerreiro e Newton Neves de Silva. O conselheiro Eduardo Zaccaro Faraco encerrou o mandato deixando uma vaga a ser preenchida por meio de lista tríplice a ser formada a partir de indicações de Instituto de Ensino e Pesquisa.
Os conselheiros deliberaram que as Instituições do RS, que receberam auxílio do Conselho Nacional de Pesquisa poderiam indicar representantes para a vaga.
Esta foi a primeira reunião com a participação do diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo, Darcy Closs (Diretor do Centro de Pesquisas da UFRGS). Na oportunidade, o diretor-presidente apresentou a proposta orçamentária da Fundação para o exercício de 1969 no valor de um milhão, cem mil e trezentos e quarenta e três cruzeiros novos. Também, comentou que seria adequado que o Conselho se reunisse com maior frequência neste início das atividades da Fundação, pois na Lei 4.920/64 estabelece somente quatro reuniões ordinárias por ano. Ressaltando que muitos dos atos de administração dependem de aprovação do Conselho, sugerindo que as reuniões poderiam ser mensais. Os conselheiros aprovaram o proposto pelo diretor-presidente.

Primeiros dirigentes:

Ivo Wolff - Presidente do Conselho Superior - Período: 1965-1973
Darcy Closs - Diretor-presidente - Período: 1969-1971
Sylvio Torres - Diretor Científico - Período: 1969-1976
José Willibaldo Thomé - Diretor Administrativo - Período: 1972-1973

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS