Prêmio Pesquisador Gaúcho destacou a trajetória das personalidades da pesquisa

20171006124020-cod1703.jpg
No evento, audiovisuais exibidos com depoimentos de cada agraciado, revelaram o lado humano da pesquisa.

A solenidade da entrega da 7ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho, realizada nesta quinta-feira (5), no Salão de Convenções da FIERGS, reuniu a comunidade científica para celebrar o trabalho dos pesquisadores que dedicam uma vida em prol da geração do conhecimento.

Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia-SDECT, a premiação reforçou a importância da tríade academia, meio empresarial e governo para alavancar o desenvolvimento do Estado.

Na abertura da solenidade, o secretário adjunto da SDECT, Evandro Fontana, manifestou a importância do evento, salientando a geração do conhecimento como uma ferramenta fundamental para a construção de uma nova realidade. “O RS está atualmente, em uma situação de recursos restritos, porém não de paralisia, continuamos trabalhando, buscando alternativas, fazendo acontecer”, falou o secretário.

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, expressou a satisfação de realizar este reconhecimento a pesquisadores que são referência em suas áreas de conhecimento, destacando a presença das mulheres na pesquisa científica gaúcha. “Das nove categorias do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, cinco foram conquistadas por mulheres. Dos docentes dos programas de pós-graduação, 45% são mulheres, um número expressivo que representa a forte atuação feminina no meio acadêmico”, salientou Odir. Ao fazer referência ao potencial de recursos humanos do RS, o diretor-presidente afirmou o compromisso de buscar mais investimentos em pesquisa, através das parcerias com agências federais e manter a regularidade dos investimentos já contratados.

Um dos destaques do evento foi a entrega da Medalha Sylvio Torres ao pesquisador César Victora da Universidade Federal de Pelotas por ser uma referência mundial nas pesquisas sobre o aleitamento materno.César agradeceu o reconhecimento e reforçou a importância da Fundação, que em momentos críticos, foi o amparo para que as suas pesquisas não parassem. “Sinto-me honrado por receber esta distinção da FAPERGS, um reconhecimento tão importante, que valoriza uma trajetória de dedicação à pesquisa. Muitos dos nossos pesquisadores estão indo trabalhar em outros países, precisamos desta valorização e de investimentos para que nossas pesquisas possam ter continuidade”, conclui César.

Com o tema do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, que foi proclamado pela ONU, celebrando a importância do turismo, o evento mostrou um pouco da riqueza cultural do nosso Estado, sendo contemplado na categoria especial de premiação alusiva a esta temática.

Um dos destaques foi a propagação da mensagem: RS Pólo do Conhecimento, que divulgou informações e dados importantes sobre a comunidade científica no Estado. Os dados do senso dos Grupos de Pesquisa do CNPq revelam que, em 2016, o RS possuía aproximadamente 14.000 doutores, com uma concentração de doutores por 100 mil habitantes de 123,6. Este desempenho coloca o RS muito a frente de estados como SP e MG. A média nacional é de 76 doutores por 100 mil habitantes.

O Tecna - Centro Tecnológico Audiovisual do RS produziu conteúdos audiovisuais que foram exibidos ao longo da solenidade, com depoimentos de cada agraciado, revelando o lado humano da pesquisa.

Confira a lista dos premiados.

Medalha Sylvio Torres- César Victora-UFPel

Pesquisador Destaque Artes e Letras- Celso Giannetti Loureiro Chaves- UFRGS

Pesquisador Destaque Ciências Agrárias- Eliana Baldiale Furlong- FURG

Pesquisador Destaque Ciências Biológicas -Cristina Wayne Nogueira-UFSM