Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho estimula o ensino público nas áreas da ciência e tecnologia

Publicação:

Foto dos alunos
A premiação reconhece estudantes de escolas estaduais gaúchas que conquistaram a medalha de ouro na OBMEP-2019.

Na próxima sexta-feira (23), às 18h, será realizado, de forma virtual, o prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, uma ação do projeto Educar para Inovar, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Secretaria de Educação (Seduc). A premiação visa reconhecer alguns dos estudantes de escolas estaduais gaúchas que conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP 2019, estimulando o desenvolvimento de talentos e motivando o aprendizado nas áreas da ciência e tecnologia.

A cerimônia, que será transmitida pela página da Sict no Facebook, vai contar com a participação do secretário da pasta, Luís Lamb, do secretário de Educação, Faisal Karam, e do diretor-presidente da Fapergs e presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin. Também estarão presentes as convidadas especiais Juliana Estradioto, jovem pesquisadora, e Mariana Bigolin, agraciada na edição de 2019 do prêmio e atualmente estudante na Universidade de Stanford, que contarão suas trajetórias acadêmicas, além da professora e mentora Flávia Twardowski, que vai compartilhar a sua experiência na área. 

O evento integra o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020, que faz parte da programação da Sict no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Essa e as outras transmissões também estarão disponíveis no Facebook e no canal no YouTube da Fapergs. 

Saiba quem são os Jovens Talentos 2020

Karol Cristina Valesan - E.E.E.M. Monsenhor Seger, de Travesseiro

Andrei Malikovski de Almeida - E.E.E.F. Emílio Tagliari, de Estação

Laura Schaffer Mirandola - E.E.E.F. General Daltro Filho, de Porto Alegre

Lucas Klement Reinehr - F.E.T. Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo

Felipe Giehl - E.E.E.M. Monsenhor José Becker, de Bom Princípio

Vanessa Berwanger Wille - E.E.E.M. Nossa Senhora da Purificação, de Nova Candelária

POR ANDIELLI SILVEIRA COM REVISÃO DE RAIZA ROZNIESKI

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS