Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

O panorama da pesquisa gaúcha é apresentado no seminário da Bioquímica da UFRGS

Publicação:

Palestra do diretor Odir no departamento de Bioquímica da UFRGS
Palestra do diretor Odir no departamento de Bioquímica da UFRGS

Na tarde desta terça-feira (22), o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, realizou uma palestra dentro da programação do evento Seminars in Brain Disorders, no auditório do Departamento de Bioquímica da UFRGS, com o tema: "A FAPERGS e o panorama da pesquisa e pós-graduação no RS".

Na abertura do encontro, Odir foi recepcionado pelos professores Diogo Onofre Souza e Eduardo R. Zimmer.

Em sua palestra Odir apresentou dados sobre o cenário da pesquisa gaúcha e nacional, destacando que o Estado possui aproximadamente 15 mil doutores atuantes em pesquisa, com uma densidade de 123 doutores por 100 mil habitantes, a maior do país. Também foram apresentados números sobre a produção científica no RS,  que representa 11,4% da produção científica nacional. O diretor-presidente salientou também que, apesar das dificuldades de um maior aporte de investimentos, a FAPERGS está conseguindo cumprir com regularidade os pagamentos e estabelecer uma boa articulação com as agências nacionais para a construção de convênios que possam resultar em mais recursos para a pesquisa gaúcha.

A edição 2018 do Seminars in Brain Disorders é temática na área de Neurociência e conta com renomados pesquisadores nacionais e internacionais.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS