Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Realizado o workshop virtual sobre o Edital Emergencial no Combate à Covid-19 - 06/2020

Publicação:

Foto Workshop Edital Emergencial COVID 19
São 36 projetos de diversas áreas do conhecimento que visam combater a COVID-19.

Na manhã desta quarta-feira (10), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), realizou o workshop virtual sobre o Edital Emergencial no Combate à Covid-19 (06/2020), com mais de 60 participantes entre pesquisadores e da equipe da Fundação.

Com inscrições encerradas no dia 16 de abril, este edital, com recursos disponíveis de R$ 5 milhões, obteve um total de 215 projetos submetidos, dos quais foram selecionadas 36 propostas oriundas de 11 Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado. Entretanto, a quantia total solicitada foi superior a R$ 44 milhões, devido à mobilização da comunidade científica do RS, bem como a qualificada força de trabalho que o Estado possui na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No combate à COVID-19, os 215 projetos submetidos abrangem diversas áreas do conhecimento. O maior número de projetos é relacionado à área de Ciências da Saúde, com 90 propostas. Em seguida, está a área de Ciências Exatas e da Terra, a qual inclui projetos da Ciência da Computação, Matemática, Física e Química. Na sequência vem Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Economia, Direito e Planejamento Urbano e Serviço Social); Ciências Humanas e Sociais (Psicologia, Antropologia, Educação e Ciência Política); e, por fim Veterinária.

A reunião de treinamento de hoje teve como objetivo abordar os trâmites de cada proposta aprovada, desde a avaliação, documentação exigida, contratação, liberação dos investimentos e uso correto os recursos públicos, com a prestação de contas, conforme os dispositivos legais, que regem o edital e a FAPERGS.

A abertura do encontro foi realizada pelo diretor-presidente, Odir Dellagostin, pelo diretor técnico-científico Gervásio Degrazia e pela diretora administrativo-financeira, Patrícia Maria Seger.

Na sequência, a equipe da FAPERGS representando o Departamento Científico, a Divisão de Auxílio e Bolsas, a Divisão de Avaliação e Acompanhamento de Projetos e a Prestação de Contas apresentou as orientações sobre as diversas etapas do projeto, dirimindo dúvidas e recomendando os melhores procedimentos para a boa utilização dos recursos e para a fluidez nas pesquisas.

No fechamento da reunião Odir ressaltou a importância de cada projeto para o combate à COVID-19. “A sociedade deposita a confiança e esperança em vocês, pesquisadores imbuídos de buscar soluções no combate a este vírus. Vocês estão dando uma contribuição expressiva para diminuir o impacto desta pandemia e são a nossa esperança, pois com certeza a resposta virá da ciência”, encerrou ele.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS