Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Rede de cooperação formada por universidades e pesquisadores está cada vez maior

Publicação:

laboratório
Quando quase tudo para no Rio Grande do Sul, a Ciência não para.

Formando uma grande rede de cooperação, universidades de todas as regiões do RS estão mobilizadas em ajudar a população e o sistema de saúde pública para combater o COVID-19.

A UFSM está desenvolvendo diversas ações para auxiliar a população no combate ao COVID-19, entre elas a primeira plataforma de telemedicina, sem fins lucrativos, no Brasil

Começou a funcionar neste sábado (21), em Santa Maria, a Lauduz Covid-19 – Saúde Pública Online, um serviço gratuito de consultas médicas por videochamadas, destinado aos moradores do município que tenham sintomas do novo coronavírus. Para consultar, basta entrar no site, fazer um cadastro e solicitar o atendimento. A Lauduz é a primeira plataforma de telemedicina, sem fins lucrativos, instituída no Brasil, com respaldos legais.

A medida é autorizada pela legislação brasileira e está sendo incentivada pelo governo federal, para ajudar no achatamento da curva de transmissão do Coronavírus e reduzir o número de pessoas em postos de saúde, hospitais e pronto-atendimentos, diminuindo o risco de contaminação pelo coronavírus.

A ideia do sistema partiu do aluno Wilson Zatt, do sétimo semestre de Medicina, e do professor de infectologia, Fábio Lopes Pedro. O projeto de telemedicina foi montado em menos de 48 horas e está em constante aperfeiçoamento. Ele é formado por um grupo de médicos e empresários de Santa Maria, que está atuando de forma voluntária e com ajuda de doações espontâneas. Clique aqui a matéria completa.

Veja algumas das ações da UFSM que estão sendo realizadas no apoio à população no enfrentamento ao COVID-19

Disque Covid UFSM (saiba mais aqui); HUSM como hospital referência (saiba mais aqui); Ampliação da produção de álcool gel (saiba mais aqui); fabricação de EPIs e recuperação de respiradores.

UFCSPA e Santa Casa atuam no diagnóstico de Covid-19

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e o Laboratório de Biologia Molecular da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre trabalham desde a terça-feira, 24, na realização de testes do novo coronavírus - Covid-19. Até o momento já foram realizados 325 testes, com mais de 99% dos resultados liberados em menos de 24 horas. Além de atender a demanda da própria Santa Casa, o laboratório também passará a realizar 30 testes por dia para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

A ação conjunta entre as instituições é coordenada pelo professor da UFCSPA e chefe do laboratório, Alessandro Pasqualotto. A universidade disponibilizou dois equipamentos de real time PCR para auxiliar na execução do diagnóstico, além de materiais e insumos. Além disso, nove pesquisadores voluntários da UFCSPA, entre doutorandos, pós-doutorandos, técnico-administrativos e ex-alunos, revezam-se para auxiliar no diagnóstico em conjunto com funcionários do laboratório. A ação na universidade é coordenada pelas docentes Dinara Moura, Ana Gorini da Veiga e Marilu Fiegenbaum. Clique aqui para saber mais.

UCS será centro de produção e distribuição de viseiras acrílicas para serem doadas ao Sistema de Saúde e o protótipo de respirador deve ser testado na próxima semana.

Foi iniciada hoje a produção em escala de viseiras acrílicas que serão doadas ao Hospital Geral, demais hospitais e unidades de saúde pública de Caxias do Sul e região para atendimento de pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. A meta é estabelecer a fabricação em 5 mil a 8 mil unidades/dia, chegando a um lote inicial de 100 mil peças. O trabalho é resultado de uma parceria da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) com empresas e entidades de classe locais, que estão operacionalizando o desenvolvimento e a produção em impressoras 3D.

A formação de três grupos de trabalho ainda na terça, dia 24, definiu como prioritária a coleta de matéria-prima e a produção das viseiras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde – máscaras, propés, aventais, toucas e óculos. A UCS vai funcionar como um centro de distribuição dos materiais, repassando-os a toda rede de Saúde da região e orientando o suprimento conforme demanda. A ideia é deixar o sistema abastecido tendo em vista a perspectiva de 51 infecções pelo coronavírus, anunciada ontem pela Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

Respiradores –Dois outros grupos de trabalho formados pela UCS, HG, empresas e entidades têm como tarefa municiar o sistema de Saúde com respiradores mecânicos. Um deles está desenvolvendo um componente para ser instalado na saída de ar dos tubos de oxigênio, permitindo o compartilhamento por até quatro pacientes. Clique aqui e saiba mais.

A UCS também está mobilizada para ampliar produção de álcool gel. Clique aqui para saber mais.

Drones pulverizadores estão sendo testados em Porto Alegre para combater Covid-19

Modelo de drone consegue fazer voos levando 10kg de produtos químicos

Começou a ser testado essa semana em Porto Alegre o uso de drones pulverizadores para desinfetar áreas públicas que, por ventura, possam ter sido contaminadas pelo Covid-19. A iniciativa envolve a Prefeitura de Porto Alegre, o Pacto Alegre, a CapTable e a Skydrones, entre outros parceiros.

A primeira experiência aconteceu na terça-feira pela manhã, no Parque Harmonia, ao lado do Galpão Crioulo, e na beira do Guaíba. E os resultados foram promissores. “Fizemos o primeiro voo e, tecnicamente, está validado. Essa é mais uma tecnologia do nosso arsenal que poderá vir a ser usada caso haja necessidade”, comenta o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

A validação do produto usado para desinfetar está sendo feito junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Secretaria Municipal da Saúde.

O drone é da gaúcha SkyDrones, com larga experiência neste tipo de equipamento. Os primeiros testes foram feitos com o Pelicano 2020. O CEO da empresa, Ulf Bogdawa, explica que, pelas regras da ANAC, o equipamento pode decolar com até 25kg. No caso do voo experimental, foram 10kg de produtos químicos. A professora do Instituto de Química da Ufrgs, Nádya Pesce da Silveira, explica que a meta era encontrar um material com alto poder desinfetante, preço adequado para aplicação em larga escala e com baixo impacto ambiental. Clique aqui para saber mais.

A Unipampa está oferecendo espaços para as demandas da saúde

A Universidade Federal do Pampa Unipampa) ofereceu seus 10 campi no Rio Grande do Sul para a Secretaria Estadual da Saúde, com o objetivo de ajudar no combate à pandemia de coronavírus.

O campus de Alegrete está entre as unidades espalhadas pela Fronteira e pelo sul do Estado, oferecidas para autoridades da saúde.

Além de Alegrete, a instituição disponibilizou as sedes de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana, totalizando 180 salas. O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, encaminhou ofício ao governo informando que "trata-se de amplos espaços com acessibilidade que podem emergencialmente ser adaptados para receber pacientes infectados pelo vírus e que requeiram isolamento para tratamento imediato".
A universidade também autorizou a cedência de dois profissionais de seu quadro - um médico e um enfermeiro - para instituições de saúde de Bagé e de Barra do Quaraí. Além disso, doou mais de 400 litros de álcool e 167 caixas de luva, além de lençóis, edredons, papel higiênico e papel toalha para hospitais. Clique aqui para saber mais.

A UPF disponibiliza orientações pelo serviço de teleatendimento

Visando manter a população informada e consciente da importância do cuidado e isolamento social, a Prefeitura de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo (UPF), disponibilizam o serviço de teleatendimento. Voltado para oferecer esclarecimento e orientações sobre o Covid-19, o serviço segue em funcionamento. O atendimento ocorre diariamente, das 7h às 22h, inclusive aos finais de semana, pelo telefone (54) 3316-8595. Clique aqui para saber mais.

Álcool em gel é produzido pela URI para doação

Como parte das ações de combate ao novo coronavírus (COVID-19), a URI Erechim, por meio de seu curso de Farmácia, produziu 60 litros de álcool em gel que será doado para a Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

Além disso, a Universidade já havia doado 20 kits cirúrgicos estéreis, 24 jalecos descartáveis e mil máscaras de proteção ao setor de saúde bucal do município. Além de 1700 máscaras cirúrgicas para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Clique aqui para saber mais. 

A URI de Erechim também está doando EPIs à rede pública de saúde e a URI de  Santo Ângelo irá produzir álcool gel .

Unisc anuncia ações e projetos desenvolvidos para o enfrentamento ao Coronavírus

As iniciativas desenvolvidas na Universidade reúnem esforços de diversos setores. Uma equipe - composta por pesquisadores, profissionais da saúde, engenheiros e uma startup do parque tecnológico-, está trabalhando para encontrar soluções viáveis de produzir respiradores e ventiladores mecânicos para os hospitais do município, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. 

Também em parceria com a Secretaria de Saúde, professores do curso de farmácia estão se empenhando para que seja possível disponibilizar testes para o Coronavírus nos laboratórios da universidade.  Já a Farmácia Escola, que produziu 200 litros de álcool gel para o Hospital Santa Cruz nesta semana, aguarda os novos insumos chegarem para dar início a outra produção.

Considerando e respeitando o período de isolamento, a Unisc inicia projetos de atendimentos gratuitos por telefone, a partir da próxima semana: o Tele-Covid, onde médicos e acadêmicos de Medicina estarão atuando com intuito de sanar dúvidas sobre a doença para melhor orientar a população; o Tele-Psi, onde o curso de Psicologia prestará apoio, especialmente para os idosos que são uma população em vulnerabilidade; e o curso de Nutrição prestará orientações específicas aos pacientes dos grupos de risco que estão cadastrados em projetos ou serviços da Universidade. Clique aqui para saber mais.

UFRGS e Unisinos começarão a fazer testes do Coronavírus

A demora de cerca de uma semana para o processamento de testes da Covid-19 fez com que o governo do Estado

passasse a estudar alternativas de descentralizar as análises. A expectativa é de que nas próximas semanas a UFRGS e a Unisinos se somem ao Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) no diagnóstico dos contágios pelo Coronavírus. 
Na UFRGS, até 500 testes por dia serão realizados no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS). O trabalho será feito pela equipe do instituto e por voluntários, incluindo professores, técnicos e estudantes de pós-graduação. A expectativa é de que na próxima semana seja feita a capacitação desses voluntários. Os kits para os testes serão fornecidos pelo Lacen.

Já na Unisinos, os testes serão feitos a partir de um esforço concentrado entre a Escola de Saúde da Universidade e a empresa Hemocord Biotecnologia, sediada no Tecnosinos (Parque Tecnológico de São Leopoldo). Durante as testagens, equipamentos do Instituto Tecnológico Nutrifo, que também fica no parque, serão utilizados.
Susana Kakuta, diretora do Tecnosinos, afirma que a medida busca ajudar o estado a superar um dos principais gargalos percebidos hoje no combate ao Coronavírus, que é o da testagem e do resultado mais rápido. Em São Leopoldo será feito o processamento do material, que está sendo coletado pelos
municípios. Clique aqui para saber mais.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS