Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

A trajetória dos 60 anos da Fapergs é destaque no RS Innovation no South Summit Brazil

O painel reforçou a importância da Fundação para um sistema de ciência, tecnologia e inovação pujante.

Publicação:

Foto dos paineilistas
Secretária Simone Stülp, Odir Dellagostin, Rafael Roesler e Nádia Pesce da Silveira - Foto: Ass/Com: Fapergs

Abrindo as festividades dos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o painel: “Fapergs - 60 anos de inovação no RS”, realizado na manhã desta quarta-feira (20/03), no RS Innovation Stage, no South Summit Brazil, trouxe um pouco da história do fomento à pesquisa no Estado, destacando o pioneirismo desta que é a segunda Fundação de Amparo à Pesquisa (Fap), a ser criada no país em 1964, sendo a primeira a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em 1962.

Vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), a Fapergs é a agência de fomento à pesquisa, que tem uma grande importância na construção da carreira científica de inúmeros pesquisadores, que hoje são referências na comunidade científica estadual, nacional e internacional, principalmente, na concessão das Bolsas de Iniciação Científica, as BICs.

O painel sobre os 60 anos contou com a participação da professora Nádia Pesce da Silveira, ex-diretora-presidente da Fapergs (segunda mulher a ocupar o cargo na Fundação); o atual diretor-presidente, Odir Dellagostin, a secretária da Sict, Simone Stülp, tendo como moderador o atual diretor técnico-científico, Rafael Roesler.

Nádia abriu o painel, explanando que a Fapergs sempre teve o compromisso de fomentar a pesquisa no RS, com recursos disponibilizados para uma comunidade científica pujante. “Penso que é muito importante lutar pela manutenção de mais investimentos. A Fapergs sempre contou com muitos apoiadores, que permitiram que tivéssemos ambientes pujantes como este. Precisamos fazer crescer ainda mais este incentivo, atingindo cada vez mais um número maior de bolsistas de iniciação científica”, salientou Nádia.

Na sequencia, Odir Dellagostin, destacou que, sendo a segunda Fap a ser criada no país, em 1964, dois anos após a criação da Fapesp, a Fapergs serve como exemplo para o pais. Ele ressaltou a importância dos recursos destinados à pesquisa e inovação.  “Tivemos dois anos seguidos do maior orçamento que a Fundação teve em todos os seus 60 anos. Investir em inovação é um dos focos da Fapergs, ajudando a transferir o conhecimento gerado nas universidades para o mercado. Temos dois editais com este viés, o Tecnova III que será lançado amanhã (21/03) e o Doutor Empreendedor que será lançado em breve, com aportes significativos para a inovação, disse ele”.   

Trazendo o seu início de carreira científica, a secretária Simone Stülp, mencionou seu primeiro contato com a Fapergs,  que foi como bolsista, através de uma Bolsa de Iniciação Científica. “O primeiro projeto que aprovei numa agência de fomento, como pesquisadora, também foi da Fapergs, então eu tenho muita admiração e trabalho cada vez mais, para que a gente consiga fortalecer a nossa Fundação de Amparo à Pesquisa. Quando tive a honra de ser membro do Conselho Superior (CS) da Fapergs, e depois como presidente, pude compreender a importância do papel, que uma fundação fortalecida tem para que tenhamos um sistema de ciência, tecnologia e inovação pujante. A inovação tem o papel de tocar o desenvolvimento social e econômico, e por isto temos trabalhado cada vez mais na aproximação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia com a Fapergs, tendo este norte, com o objetivo de tornar o Rio Grande do Sul um Farol para o mundo, como estamos fazendo aqui neste evento”, afirmou Simone.  

História da Fapergs

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) foi a segunda a ser fundada no Brasil, depois da Fapesp, de São Paulo. No início da década de 1960, a área da ciência no Rio Grande do Sul carecia de uma instituição que se dedicasse exclusivamente ao apoio financeiro a projetos de pesquisa, a exemplo de entidades do exterior. A partir disso, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciaram um esforço conjunto para que a instituição estadual saísse do papel. Em 31 de dezembro de 1964, foi promulgada a Lei nº 4.920/1964 pelo, então, Governador, Ildo Meneghetti, que autorizava a instituição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Em 24 de abril de 1965, foi publicado o Decreto nº 17.280, que concretiza a instituição da Fapergs. A Lei nº 4.920/64, que estabeleceu as finalidades, as fontes de recursos, a estrutura e a organização da Fundação, atualmente já foi revogada. Estando em vigor a Lei nº 14.601/2014, a qual trouxe algumas atualizações para a estrutura, modernização e flexibilidade para o funcionamento e gestão da Fapergs.

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS