FAPERGS lança edital em parceria com os Institutos Federais gaúchos para atender demandas de entidades e empresas

Autoridades na mesa de honra no lançamento do edital IFFs
Edital pretendem contribuir para solucionar demandas regionais. - Foto: Ass/Com IFFs

FAPERGS lança edital em parceria com os Institutos Federais gaúchos para atender demandas de entidades e empresas

Projetos voltados a resolver problemas ou criar inovações receberão incentivos por meio de um edital conjunto entre a FAPERGS e os IFs situados no Estado (IFRS, IFSul e IFFar).

Na manhã desta sexta-feira (6), na sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), juntamente os Institutos Federais gaúchos (IFRS, IFSul e IFFar), lançou o Edital de Pesquisa Aplicada dos Institutos Federais em Parceria com Instituições Demandantes, na presença dos reitores, pró-reitores, diretores dos Institutos de pesquisa, professores e pesquisadores.

O objetivo deste Edital é fomentar o desenvolvimento de projetos executados entre Institutos Federais do Rio Grande do Sul e Instituições Parceiras Demandantes (empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONG), associações sem fins lucrativos, cooperativas e escolas de ensino fundamental ou médio, com sede no Rio Grande do Sul, que demandem por soluções de problemas), com foco em Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais das Instituições Parceiras Demandantes.

autoridades reunidas lançamento do edital IFFs
Reitores e pró-reitores dos Institutos Federais com o diretor Odir - Foto: Ass/Com IFs

Esta é uma nova oportunidade para aproximar necessidades de empresas e instituições com a capacidade de produzir conhecimento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia gaúchos. Em todo o Rio Grande do Sul, 90 projetos de pesquisa que visem à solução de problemas reais receberão investimento para serem desenvolvidos por servidores e estudantes dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul) e Farroupilha (IFFar).

O investimento global do edital será de R$ 1,8 milhão, proveniente do orçamento da Fapergs e dos Institutos Federais, sendo destinados R$ 600 mil para cada um dos IFs.

Sobre os projetos

As empresas ou entidades públicas ou privadas interessadas podem procurar a coordenação ou direção de Pesquisa de um dos campi dos IFs (são 41 campi participantes, em 39 municípios gaúchos - confira abaixo*). Elas devem apresentar a demanda ou o problema a ser resolvido, para uma avaliação a respeito da viabilidade de execução de um projeto para atendê-la. Não há pagamento da demandante para a realização do projeto, mas será necessária alguma contrapartida, como o fornecimento de algum material ou a disponibilização de horas de trabalho de algum funcionário.

Os projetos devem ser propostos por servidores dos Institutos Federais no período de 9 de março até 7 de maio de 2020. A seleção será realizada pela FAPERGS. As iniciativas aprovadas terão o prazo máximo de 24 meses para execução e poderão receber até R$ 20 mil, sendo até R$ 9.600,00 para o pagamento de bolsas de iniciação tecnológica e inovação e até R$ 10.400,00 para despesas de custeio e capital.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.fapergs.rs.gov.br, pelo telefone (51) 3221-4922, ramais 200 e 201, e-mail dec@fapergs.rs.gov.br, ou na sede da Fapergs, na Avenida Borges de Medeiros, 261, 2º andar, em Porto Alegre/RS.

Saiba mais sobre os Institutos Federais situados no Rio Grande do Sul

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições federais de ensino público e gratuito. Oferecem cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.

No Rio Grande do Sul, há três Institutos Federais (IFs):

IFRS - O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)  tem 17 campi em 16 municípios gaúchos:Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves. Saiba mais no site ifrs.edu.br.

IFSul - O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) tem 14 campi, em 13 municípios gaúchos: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Camaquã, Venâncio Aires, Santana do Livramento, Sapiranga, Lajeado, Gravataí, Jaguarão e Novo Hamburgo. A Reitoria está localizada em Pelotas. Saiba mais no site ifsul.edu.br.

IFFar - O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) tem 11 campi: Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana. A Reitoria está localizada em Santa Maria. Saiba mais no site iffarroupilha.edu.br.

Conteúdos relacionados