Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Colóquio internacional debate ética e novas tecnologias

Fapergs e Sict presentes na abertura do evento nesta segunda (22), na PUCRS

Publicação:

Mesa de abertura com autoridades
Abertura do colóquio internacional na PUCRS - Foto: Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict

A importância de discutir a ética na inteligência artificial (IA) foi abordada pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, na abertura do 7º Colóquio Internacional de Bioética, Neuroética e Ética da Inteligência Artificial, nesta segunda-feira (22), na Escola de Humanidades da PUCRS. “É um tema extremamente relevante, que tem habitado as nossas conversas nos últimos tempos. Estamos discutindo, como sociedade, como as inteligências artificiais se incorporam à nossa vida. Sou muito favorável a debater esse assunto por uma ótica multidisciplinar, vinculada às humanidades”, ressaltou. 

Simone destacou ainda as iniciativas da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) que buscam preparar a sociedade para a realidade cada vez mais evidente da IA: “Estamos trabalhando a inovação na educação básica, para preparar os jovens para os desafios do século 21. Além disso, queremos levar a inovação para as periferias, sejam urbanas ou rurais. Não podemos deixar que somente alguns grupos se envolvam nesses temas e, por isso, a inclusão precisa ser contemplada nas políticas públicas”. Mais recentemente, segundo ela, a secretaria se dedica à configuração de um grupo de estudos com foco nas novas tecnologias, principalmente a IA. 

O diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Rafael Roesler, apontou a relevância da Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (Raies) nesse contexto – trata-se de um projeto aprovado no edital das Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do RS (RITES), que distribuiu recursos do programa Avançar na Inovação, do governo do Estado. No total, o investimento do programa foi de R$ 30 milhões para 14 projetos. “A Raies encarna o que esperávamos das Redes Inovadoras: a multidisciplinaridade. Tem filósofos trabalhando na fronteira da tecnologia, sendo o único projeto da área de humanidades”, comentou. 

Também participaram da abertura do evento o coordenador de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, André Rafael Costa e Silva, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza, e, na mediação, o professor da PUCRS e coordenador da Raies, Nythamar de Oliveira. 

O 7º Colóquio Internacional de Bioética, Neuroética e Ética da Inteligência Artificial segue até sexta-feira (26), de forma híbrida, na PUCRS. Assista aqui. 

AssCom/Sict

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS