Confap registra mudança em mais de 70% dos membros em 2015
Publicação:

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) registrou neste ano 18 novas nomeações de presidentes de FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) em estados brasileiros. Os últimos quatro nomes, definidos desde março, são Abilio Baeta Neves, no Rio Grande do Sul, Eduardo Santana de Almeida, na Bahia, René Levy Aguiar, no Amazonas, e Francisco César de Sá Barreto, no Ceará.
Baeta Neves, que presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) entre 1987 e 1990, substituiu a ex-diretora Nádya Pesce da Silveira. Natural de São Paulo, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciência Política pela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. Também atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRGS (1988-1992), secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (1996-2000) e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 1995 e 2002.
Eduardo Santana de Almeida já tem histórico na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), tendo sido pesquisador e coordenador de projetos apoiados pela fundação, além de membro e vice-coordenador da Câmara de Assessoramento e Avaliação da instituição, nas áreas de Computação e Engenharias. Ele substitui Roberto Paulo Machado Lopes.
René Levy Aguiar assumiu seu cargo na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no dia 23 de março, substituindo Maria Olivia Simão. Ele é analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, professor da Universidade do Estado do Amazonas e consultor nas áreas Ambiental e de Urbanismo, foi Secretário de Estado da Região Metropolitana de Manaus.
Em março, também foi empossado o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Francisco César de Sá Barreto. Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, em 2002, e recebeu diversas medalhas e condecorações.
Confira os presidentes de FAPs nomeados em 2015:
Acre - Fapac - Mauro Jorge Ribeiro
Alagoas - Fapeal - Fábio Guedes Gomes
Amapá - Fapeap - Mary de Fátima Guedes dos Santos
Amazonas - Fapeam - René Levy Aguiar
Bahia - Fapesb - Eduardo Santana de Almeida
Ceará - Funcap - Francisco César de Sá Barreto
Distrito Federal - FAPDF - Ivone Rezende Diniz
Espírito Santo - Fapes - José Antonio Bof Buffon
Maranhão - Fapema - Alex Oliveira de Souza
Mato Grosso - Fapemat - Antônio Carlos Máximo
Minas Gerais - Fapemig - Evaldo Ferreira Vilela
Pará - Fapespa - Eduardo José Monteiro da Costa
Piauí - Fapepi - Francisco Guedes Alcoforado Filho
Rio de Janeiro - Faperj - Augusto da Cunha Raupp
Rio Grande do Norte - Fapern - Odair Lopes Garcia
Rio Grande do Sul - Fapergs - Abílio Baeta Neves
Rondônia - Fapero - Francisco Élder Souza de Oliveira
São Paulo - Fapesp - José Arana Varela
Com informações do Confap