Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

A Fapergs e o pesquisador Diogo de Souza são premiados na 3ª Edição dos Prêmios CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação

Publicação:

Diretores recebendo o certificaqdo de premiação.
CTA da Fapergs recebe a premiação pelo Observatório da Inovação. - Foto: Assessoria Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou na noite de quarta-feira, 13 de março, no SESI Lab, em Brasília/DF, a solenidade de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I  e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner (3ª Edição).

A cerimônia de premiação aconteceu na abertura do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CONFAP. (Assista a íntegra da cerimônia de premiação no link)

O Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I foi outorgado a 6 iniciativas das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional, e a novidade foi a outorga do Prêmio a um gestor inovador e um técnico inovador com atuação em agências de fomento à CT&I no Brasil.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) conquistou o 3º lugar na categoria Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I com o “Observatório da Inovação”.

O Observatório da Inovação RS é uma iniciativa da FAPERGS e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT-RS) que visa a identificar e disponibilizar informações sobre o Ecossistema de Inovação gaúcho de maneira a dar visibilidade e subsidiar novas iniciativas e a tomada de decisão por parte do poder público e privado, empresas, instituições de ciência e tecnologia e sociedade em geral. Saiba mais sobre o Observatório da Inovação aqui.

O Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner foi outorgado a 15 pesquisadores e 3 profissionais de comunicação em seis categorias: Pesquisador(a) Destaque, nas subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências HumanasPesquisador(a) Inovador(a), nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público e Profissional de Comunicação.

Diogo recebendo o  Prêmio 2
O professor Diogo de Souza foi indicado pela Fapergs para a categoria Ciências da Vida. - Foto: Assessoria Confap

O pesquisador, Diogo Onofre Gomes de Souza (UFRGS), Indicado pela Fapergs, conquistou o 3º lugar do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner, na categoria Categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida. 

Em 2023 o professor Diogo recebeu a Medalha Sylvio Torres dentro da premiação do Prêmio Pesquisador Gaúcho.   Concedida bienalmente, a Medalha Mérito Sylvio Torres é a distinção feita a pesquisadores com uma trajetória extraordinária na pesquisa científica.

Sobre Diogo de Souza

Diogo é medico e professor de bioquímica no curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Pesquisador em neurociências, investiga efeitos neuroprotetores e preventivos da administração de guanosina (um nucleosídeo endógeno dos seres vivos) e de vesículas extracelulares (liberadas por células mesenquimais de pessoas sem doenças) em modelos experimentais de doenças cerebrais. envolvido em atividades em ensino em ciências. Publicou 590 artigos científicos em revistas indexadas de circulação nacional e internacional, orientou inúmeras teses de doutorado, dissertações de mestrado, supervisões de pós-doutorado e dezenas de alunos de iniciação científica.

Saiba mais sobre a 3ª Edição do Prêmio CONFAP aqui.

AssCom/Fapergs e Confap

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS