Conselho Superior da Fapergs dá posse à nova integrante e recebe Comissão EDI

Sala de reuniões com os membros em volta da mesa
Reunião abordou também as comemorações dos 60 anos da Fapergs.

Na tarde desta sexta-feira (06/09), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande Sul (Fapergs), foi realizada a reunião ordinária do Conselho Superior da Fundação com a posse da conselheira, Andréia Rosane de Moura Valim, que é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz (UNISC).

O presidente do CS, Pedro Gilberto Gomes, manifestou o seu contentamento pela nova integrante, destacando suas qualidades como professora universitária, pesquisadora e gestora. “Tenho certeza que a professora Andréia vem abrilhantar este Conselho dando importantes contribuições. Estamos aqui para prestar apoio à Fapergs”, destacou ele.

Andreia assinando
Proximidade da Fapergs com o Foprop foi destacada pela professora Andréia.

A professora Andréia agradeceu a confiança e explanou um pouco sobre sua trajetória acadêmica. “Minha relação com a Fapergs é desde o período de bolsista, também fui coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa (Fropop) e sei o quanto é importante ter uma Fundação que está próxima dos pró-reitores e que consiga dar o suporte para as diversas demandas. Estou à disposição deste grupo e da Fapergs”, salientou a conselheira que assinou o termo de posse juntamente com o presidente do CS.

Professora Milena explanando sobre a Comissão EDI
Milena apresentou as políticas de EDI adotadas pelas FAPs do país.

Uma das pautas da reunião foi apresentação do trabalho da comissão especial de assessoramento do Conselho Técnico Administrativo da Fapegs (CTA) para a Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI).  A professora, Milena Freire de Oliveira-Cruz, presidente da Comissão EDI da Fapergs, iniciou sua apresentação fazendo um panorama de políticas de EDI que estão sendo adotas pela maioria das FAP’s do país, como editais que proporcionam a inclusão e trazem a abordagem de temas sensíveis às questões de EDI.

Ela também destacou que alguns passos já foram dados como a solicitação de alteração do cadastro do SigFapergs e a alteração do Guia de Boas Práticas Científicas. “Precisamos pensar em adotar políticas de EDI, pois além de ser uma direção que as outras agências estão seguindo, é necessário pensar a ciência como um instrumento de transformação social”, reforçou Milena.

Outros assuntos fizeram parte da pauta da reunião como o andamento do Plano Anual 2024. Estiveram presentes no encontro  os diretores da Fapergs Mauro Mastella e Rafael Roesler e os conselheiros: Érico Flores, Maria Martha Campos , Mártcia Mesko, Afonso Barth, Pâmela Mello-Carpes, Márcia Capellari (on-line) e Aderbal Lima (oin-line).

Saiba quem é a nova conselheira Andréia Valim

Andréia Rosane de Moura Valim possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (2006), ambos pela UFRGS. É professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde/UNISC.