Diretor-presidente da FAPERGS é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

foto Odir discursando
Diretor- presidente da FAPERGS eleito membro titular da ABC - Foto: DUDU LEAL

Na manhã desta quarta-feira (5), foi realizada a Assembleia Geral da Academia Brasileira de Ciências com eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados da ABC, que serão empossados em maio de 2019.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, foi eleito membro titular da ABC na área de Ciências Agrárias.

Odir Dellgostin é formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes, vacina contra tuberculose bovina e vacina contra leptospirose. Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 21 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS,  membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e coordenador da área de Biotecnologia da CAPES.

Os membros da ABC

Membros Titulares: cientistas radicados no Brasil há mais de 10 (dez) anos, com destacada atuação científica.

Membros Correspondentes: cientistas, de reconhecido mérito científico, radicados no exterior há mais de 10 (dez) anos e que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

Membros Afiliados: jovens pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, que fazem parte dos quadros da ABC por um período de 5 anos, não renováveis.  Os Membros Titulares elegem até 5 Membros Afiliados para cada uma das regionais da ABC.