Diretor-presidente da FAPERGS é empossado

auditório posse odir
A comunidade científica esteve presente prestigiando o evento. - Foto: Daiani Cerezer

Na tarde desta terça-feira (17), no auditório do 20º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, foi realizado o ato de assinatura do Termo de Posse do novo diretor- presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Odir Antônio Dellagostin, e a entrega do Termo de Designação dos novos membros do Comitê de Assessores da Fundação.

O diretor técnico-científico da FAPERGS, Gervásio Annes Degrazia, realizou a entrega dos Termos de Designação aos 14 representantes dos Comitês Assessores (com uma relação de 184 integrantes), manifestando a importância do trabalho de cada assessor científico, no processo de avaliação das propostas submetidas nos editais.

Os novos membros dos Comitês Assessores foram selecionados, a partir da indicação de diversas instituições públicas ou privadas comprometidas com o desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação e da pesquisa no estado, para um mandato de dois anos.

A posse do diretor-presidente, Odir Dellagostin, foi conduzida pelo secretário Luís Lamb e pela presidente do Conselho Supeior da Fundação, Simone Stülp.

Após a assinatura do Livro de Posse, Odir externou a sua satisfação em estar novamente à frente da Fundação contando com um grande apoio da comunidade científica. “Minha trajetória de vida começou no interior do estado, lá em Aratiba, e logo percebi que deveria ir atrás do conhecimento. Aos 21 anos eu conquistei uma Bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS, o que foi fundamental para a minha carreira de pesquisador”, mencionou ele. Odir explanou sobre o momento atual da Fundação, os atuais editais lançados e os previstos ainda para este ano, destacando que o futuro se faz com pesquisa e pesquisa se faz com recursos.

O secretário da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, parabenizou Odir e falou da importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do estado. “O estado inovador é baseado na ciência e tecnologia, estamos vivendo a economia baseado no conhecimento e precisamos comunicar à sociedade, para que as pessoas percebam a contribuição social e econômica da pesquisa”, disse Lamb.

A solenidade contou com a presença de membros do presidente do Conselho Superior da FAPERGS, dos diretores técnico-científico, Gervásio Annes Degrazia e da diretora administativo-financeria da FAPERGS Patrícia Maria Seger, além dos funcionários, dos representantes da iniciativa privada e da comunidade científica, com representações das instituições de ensino e pesquisa do estado.

Professor Odir Dellagostin

Odir é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra. É professor da (UFPel) e pesquisador nível 1A do CNPq. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel.

Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Conselho Superior da Fundação. Também atuou como membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e Coordenador da Área de Biotecnologia da CAPES.