Diretor-presidente da Fapergs palestra para professores e estudantes na Ulbra
Publicação:

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Abilio Afonso Baeta Neves, se reuniu nesta quarta-feira (23) com professores, funcionários e bolsistas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Em auditório lotado, ele palestrou sobre o atual momento das políticas públicas de ensino e pesquisa científica no País depois de visitar os laboratórios da instituição (clique aqui para ver).
Baeta Neves falou sobre o congelamento do programa Ciência sem Fronteiras, a reestruturação do Fies, a rediscussão do Prouni e a retração dos recursos do CNPq. "É o momento de rediscutir, em conjunto, o que é estratégico em relação à pesquisa produzida no Rio Grande do Sul", avaliou.
"Precisamos dar visibilidade ao trabalho do pesquisador e das entidades que fomentam a ciência. Temos que produzir conhecimento aplicado a sociedade para justificar a necessidade e a importância do investimento em pesquisa", acrescentou.
Antes da reunião, ele foi recebido pelo reitor Marcos Fernando Ziemer. O reitor garantiu que a Ulbra está de acordo com a tendência do universo que envolve a pesquisa acadêmica. "Queremos contribuir para fortalecer a produção científica no Estado, promovendo a pesquisa aplicada que traga resultados para as comunidades onde a instituição está inserida".
Com informações da Assessoria de Comunicação da Ulbra
Fotos: Diná Fagundes/Ulbra