Diretora da Fapergs pede "ciência mais forte" em seminário de participação popular
Publicação:

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Nádya Pesce da Silveira, pediu nesta sexta-feira (14) que o Estado continue mobilizado para fortalecer a ciência e a tecnologia. Ela foi um dos administradores públicos estaduais palestrantes no 4º Seminário do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, no auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre. "Sociedade que não pesquisa, não possui autonomia e fica refém de outras culturas e economias", afirmou.
Nádya disse que a administração estadual conseguiu reestruturar a área científica, se concentrando em ações para reduzir a desigualdade regional. Desde 2010, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 110 milhões em pesquisa.
Organizado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, o seminário abordou temas como os grandes empreendimentos do Estado, seus impactos sociais e os avanços científicos e tecnológicos com o objetivo de melhorar o serviço e a qualidade de vida da população.
Ao lado de Nádya, também palestraram o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, do assessor de Cooperação e Relações Internacionais do governador Tarso Genro, Tarson Nuñez, e o presidente do Badesul, Marcelo Lopes.
Texto: Gonçalo Valduga