Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Edital específico para a Indústria Criativa é ação inédita no Estado

Publicação:

20120802090215-cod481.jpg
O lançamento do edital acontecerá no Santander Cultural

Atento às transformações sociais e econômicas provindas do potencial da indústria criativa, o governo estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) prevê, em uma ação inédita, destinar recursos a empresas e instituições deste setor interessadas em desenvolver novos processos, produtos ou serviços para a sociedade. O lançamento do edital, no valor de R$1,2 milhões acontece no dia 8 de agosto, às 18h, no Santander Cultural / Átrio ((Rua Siqueira Campos 1125, Centro Histórico. PoA/RS), vai contemplar projetos nos setores de Audiovisual, Novas Mídias e Design. A expectativa é de que a ação contribua para a promoção do desenvolvimento regional, a transferência de tecnologia e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Os interessados em participar do edital, empresas ou municípios, devem encaminhar via universidades, faculdades ou institutos técnicos que contemplem a atividade científica ou tecnológica, suas propostas.

"É um divisor de águas no que se refere a políticas públicas voltadas ao setor da Economia Criativa no Estado. É a oportunidade para a criação de novas empresas e novos mercados, inclusive internacionais", avalia o secretário da SCIT, Cleber Prodanov.

O núcleo gaúcho do setor criativo movimenta anualmente R$ 5,2 bilhões, uma fatia de 5,6% de toda a área criativa do país.

Setores

Audiovisual: São consideradas formas que combinam elementos sonoros e imagem, bem como a cada produto gerado por estas formas da comunicação, ou ainda à tecnologia empregada para registro, tratamento e exibição de som e imagem.

Compreende as atividades como filmes, televisão, rádio e outras formas de transmissão.

Novas Mídias: Refere-se à soma das tecnologias e metodologias voltadas à comunicação que diferem dos tradicionais como televisão, rádio, imprensa, etc. As "novas mídias" possibilitam interação maior com o usuário, são multifuncionais, e articulam principalmente com internet e tecnologias móveis. Compreende as atividades de software, jogos digitais, conteúdo criativo digital, simulação e animação.

Design: Voltado à idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de bens e serviços direcionados para as necessidades do consumidor; é uma atividade estratégica, técnica e criativa, que visa a melhoria dos aspectos funcionais ergonômicos e visuais. Compreende as atividades do design de moda e design de produto.


Fonte:Ass.Comunicação da SCIT

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS