Está no AR o Tecna
Publicação:

Na manhã desta quinta-feira (27) foi inaugurado o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna), na sede do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS) em Viamão. O Centro é referência para a indústria criativa e tem enfoque na inovação e tecnologia. A celebração reuniu docentes da Universidade e profissionais renomados do setor audiovisual.
O evento tem como propósito oficializar a abertura da primera etapa de inauguração do Tecna e iniciar o debate sobre a importância da área para o mercado estadual e nacional. O presidente da Fundação de Cinema do RS (Fundacine), Luiz Alberto Rodrigues, diz que o novo Centro vai aquecer o mercado audiovisual, tanto do Rio Grande do Sul quanto do Brasil. “É um setor que está super aquecido, tem alto grau de empregabilidade, gera bastante receita e que realmente precisa de infraestrutura”, afirma. Nessa mesma perspectiva, o Prefeito de Viamão, André Pacheco, acredita que a instalação do estúdio é muito importante para o desenvolvimento social e econômico da região. “Podemos através do setor de tecnologia avançar na geração de emprego e renda da cidade”, garante.
Foram investidos aportes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTec) da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS). Nesta fase, além da PUCRS, a Feevale é a instituição coexecutora do projeto.
Participaram da solenidade autoridades e representantes de instituições de ensino e pesquisa. A FAPERGS prestigiou a inauguração do estúdio A do Tecna com a presença do diretor-presidente, Odir Antônio Dellagostin, e dos diretores Érico M. M. Flores e Marco Antonio Baldo. Em sua manifestação, Odir falou da importância do investimento neste importante segmento econômico do Estado, mas principalmente, por ser este novo Centro uma oportunidade para a geração de conhecimento.
O espaço é o único estúdio do país localizado em um Parque Científico e Tecnológico, ligado a uma Universidade, e está baseado na conexão entre poder público, empresas e sociedade. Além da utilização por profissionais do mercado, a estrutura também será utilizada pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) durante atividades nas aulas de Graduação, cursos de Extensão e na Pós-Graduação, assim como estudantes, professores e pesquisadores das demais universidades do Estado. O objetivo é manter uma sinergia ainda mais forte entre a academia e o mercado por meio dessa aproximação. Para o ensino e a atividade científica, os pilares são um centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa, como o Laboratório de Pesquisa de Produção Criativa, em atividade desde 2016.