Estado e governo federal farão pesquisas em energia limpa, biomassa e segurança alimentar
Publicação:

O governador José Ivo Sartori recebeu a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, na manhã desta segunda-feira (30), no Palácio Piratini. Do encontro, saiu a definição de que será formado um grupo de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de energia limpa, biomassa e segurança alimentar.
"Viemos conversar sobre a integração do Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S/A), ligado ao Ministério, com o Cientec do governo estadual, para ver se a gente consegue desenvolver pesquisas em energia limpa, biomassa e segurança alimentar", declarou o ministro. De acordo com Pansera, as duas instituições vão dialogar para que haja um projeto comum. "Estamos criando um grupo de trabalho entre o governo do Estado e o Ministério para avançarmos num projeto nesse sentido", reforçou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, afirmou que a proposta vem ao encontro das estratégias de crescimento promovidas pelo Estado. Branco lembrou que, na semana passada, o governo lançou o programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis, com investimentos de R$ 2,240 bilhões.
Na oportunidade, o banco celebrou a assinatura de contratos e protocolos com empresas que estão desenvolvendo empreendimentos de energias renováveis (energia eólica, aproveitamento de biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas), no valor de R$ 455 milhões.
Também participaram do encontro os deputados federais Osmar Terra e Mauro Pereira e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira.
Texto: Mirella Poyastro
Edição: Rui Felten/Secom
Foto:Karine Viana/Palácio Piratini