Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

FAPERGS conquista o 1º lugar no Prêmio Nacional do CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I

A distinção foi concedida pelo Programa Doutor Empreendedor que é inédito no país.

Publicação:

1 lugar Programa Doutor Empreendedor
Premiação destaca as iniciativas das FAP's para o desenvolvimento do ecossistema de CT&I.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) é vencedora em duas categorias que concorreu no Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I.

A FAPERGS conquistou o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o “Programa Doutor Empreendedor”, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Sebrae/RS. E na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, conquistou o segundo lugar com o projeto “Ações de Capacitações e Treinamento para Coordenadores de Projetos Apoiados pela FAPERGS”. A premiação aconteceu nesta quinta-feira (9), em evento presencial, durante solenidade de abertura do Fórum Nacional CONFAP que acontece nestes dias 9 e 10/12, em Foz do Iguaçú, no Paraná. A premiação foi exibida e pode ser conferida pelo canal YouTube do CONFAP (https://youtu.be/c59stuw9H30).

2º lugar capacitação para coordenadorees
A iniciativa de capacitação e treinamento de coordenadores de projetos tem proporcionado mais assertividade na elaboração das pr

A distinção foi concedida às FAPs que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.

!º Lugar Boas Práticas em Fomento à CT&I
O Programa Doutor Empreendedor é inédito no país.

Premiação

As FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, foram premiadas com certificado, troféu e medalha. As FAPs classificadas em segundo lugar, em cada uma das categorias, foram premiadas com certificado e troféu e os terceiros lugares, em cada uma das categorias, foram premiados com certificado e medalha. Além disso, as FAPs inscritas que atingirem a pontuação mínima para serem assim classificadas, receberão o selo CONFAP de “Boas Práticas”. O objetivo da premiação é reconhecer e destacar as iniciativas de sucesso das FAPs, além de contribuir para o processo de integração e troca de experiências exitosas entres as Fundações dos diferentes Estados brasileiros.

Conheça o Programa Doutor Empreendedor

O Programa Doutor Empreendedor é resultado de uma parceria entre a FAPERGS, SEBRAE/RS e o CNPq destinado a doutores empreendedores, proprietários ou sócios de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MPE) para a apresentação de propostas de inovação com a obtenção de apoio financeiro.

Objetivo é fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores, realizados por doutores apoiados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Rio Grande do Sul.

São destinados R$ 3,5 milhões para a execução do Programa, com concessão de bolsas com duração máxima de 24 meses, com valor mensal de R$ 4.100,00, sendo 10 bolsas pagas pelo CNPq e 10 bolsas pagas pela FAPERGS.

Nesta primeira edição, 20 doutores são beneficiados. Além da ajuda financeira, contam com capacitações na área de gestão. O Sebrae acompanha o desenvolvimento das empresas ao longo dos 24 meses de vigência da bolsa e proporciona que visam a consolidação dos empreendimentos.

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS