Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fapergs contrata mais 120 bolsistas para o Programa de Fixação de Jovens Doutores no RS

Nova contratação representa um aumento de 150% em relação ao número contemplado inicialmente.

Publicação:

Jovem com tubo de ensaio fazendo uma experiência de química.
Suplementação orçamentária permitirá o pagamento das bolsas e do custeio de novos projetos.

Nesta terça-feira (26/09), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), publicou a lista complementar com mais 120 bolsistas de pós-doutorado, selecionados no edital 07/2022 - Programa de Fixação de Jovens Doutores no RS, fruto da suplementação orçamentária extraordinária de R$14,5 milhões, realizada pelo governo do Estado.

Com essa iniciativa, o governo pretende promover a retenção de doutores no solo gaúcho, sendo uma oportunidade para maximizar o retorno do investimento já feito na formação destes jovens.  O Rio Grande do Sul tem destaque, em nível nacional, pela sua capacidade de formar recursos humanos de alto nível. Esta suplementação orçamentária permitirá que a Fapergs assuma o pagamento das bolsas e do custeio desses novos projetos, fixando mais 120 jovens doutores, representando um aumento de 150% em relação ao número contemplado inicialmente.

O Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores é uma parceria entre a Fapergs e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que proporciona a concessão de bolsas e auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento e desempenha um papel fundamental na geração do conhecimento e no fortalecimento do RS como um polo de excelência em pesquisa e inovação.

Confira no link abaixo a lista complementar do edital Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores.

 

Conteúdos relacionados

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS