FAPERGS divulga os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019
Publicação:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS divulgou nesta segunda-feira (7), os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e do comitê especial.
Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 153 indicações para 13 categorias de premiação. Este é o maior número de indicações de todas as edições do Prêmio.
Serão agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Artes, Letras, Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias e Geociências.
O certame também contempla categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.
Como tema desta 9ª edição, a distinção vai reconhecer uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, “Bioeconomia - Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Um dos destaques do evento será a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS), ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária em sua área de conhecimento e para o progresso da ciência. Considerada como a distinção de maior relevância da FAPERGS, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente.
A solenidade de premiação será realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
Arthur Germano Fett Neto (UFRGS - INBBIO )