FAPERGS divulga os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022

card teaser
Após dois anos sendo realizado virtualmente, a premiação será presencial realizada no Salão de Convenções da FIERGS.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), divulgou, nesta segunda-feira (19), os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e do comitê especial.

Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022 visa a reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. O prêmio  incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.

Depois de dois anos sendo virtual, a premiação será realizada presencialmente, no dia 10 de novembro, às 18h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.

As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que, com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para 13 categorias de premiação.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em oito áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Engenharias; Física e Astronomia e Química.

O certame também contempla estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador e também o empreendedorismo e a inovação com as categorias: Startup Inovadora e Pesquisador na Empresa.

No ano passado foram incluídas duas categorias: Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público; e Profissional de Comunicação Científica, ao comunicador que tenha contribuído com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.

O evento também terá o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à sua quarta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à SICT em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

Abaixo a relação dos selecionados nas áreas do conhecimento.

Pesquisador Destaque:

Ciências Agrárias - Jorge Alberto Vieira Costa – FURG

Ciências Biológicas - Lavínia Schüler Faccini – UFRGS

Ciências da Computação e Informação - Jorge Luís Victória Barbosa – UNISINOS

Engenharias - Flávio Sanson Fogliatto – UFRGS

Física e Astronomia - Victor Paulo Barros Gonçalves – UFPel

Ciências Humanas e Sociais - Antônio Carlos Wolkmer - UNILASALLE

Ciências da Saúde - Pedro Rodrigues Curi Hallal – UFPel

Química - Eder João Lenardão - UFPel

Categorias que contemplam o nível de graduação e o meio empresarial:

Jovem Pesquisador - Matheus dos Santos Fernandez -UFPel

Startup Inovadora – Augen Engenharia – (Fabrício Butierres Santana) - FURG