Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

FAPERGS divulga os agraciados do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020

Publicação:

Logotipo do Prêmio 2020
A premiação ocontecerá às 18 horas, de 18 a 23 de outubro, por transmissão nas Redes Sociais. - Foto: Paulo I. M. Florindo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS , vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT divulgou nesta sexta-feira (18), os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e do comitê especial.

Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 156 indicações para 12 categorias de premiação. Este é o maior número de indicações de todas as edições do Prêmio.

Serão agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.

O certame também contempla categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Como tema desta 10ª edição, a distinção vai reconhecer uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações - MCTI, Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”.

Devido à pandemia, a solenidade de entrega dos prêmios não será presencial. Ocorrerá por transmissão nas Redes Sociais.

Uma novidade para esta edição é a abertura do evento, que será realizada no domingo (18/10), visando unir as comemorações dos 10 anos do Prêmio Pesquisador Gaúcho, com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), que está celebrando 70 anos.

Todas as transmissões ocorrerão às 18 horas, de 18 a 23 de outubro, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a realização de “lives”, que terão a participação dos agraciados, relatando um pouco das suas trajetórias.

O evento também terá a participação dos Jovens Talentos Científicos Gaúchos, que reconhecerá estudantes gaúchos de escolas públicas que ganharam medalhas de ouro nas Olimpíadas Estudantis.

Abaixo a relação dos selecionados nas áreas do conhecimento.

 Pesquisador Destaque

Ciências Agrárias – Paulo Cesar De Faccio Carvalho (UFRGS)

Ciências Biológicas –Mara Helena Hutz (UFRGS)

Ciências da Saúde – Bernardo Lessa Horta (UFPel)

Ciências Humanas e Sociais - Maria Emilia Camargo (UCS)

Engenharia - Luiz Antonio de Almeida Pinto (FURG)

Física e Astronomia - Paulo Pureur Neto (UFRGS)

Matemática, Estatística e Computação - Ana Lucia Cetertich Bazzan (UFRGS)

Química- João Henrique Zimnoch dos Santos (UFRGS)

Prêmio Especial

Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira

Silvia Silva da Costa Botelho (FURG)

Jovem Pesquisador

Omar Machado Entiauspe Neto (FURG)

Startup Inovadora

Toth Tecnologia - (Eduardo Marckmann - PUCRS)

Pesquisador na Indústria

Suélen Moresco - (Vipal Borrachas S.A.- UCS)

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS