Fapergs divulga os agraciados para a 27ª edição do Prêmio “O Futuro da Terra”
Entrega dos prêmios será realizada durante a Expointer, no auditório da Farsul.
Publicação:
Na manhã desta sexta-feira (21), foi realizada a seleção dos nomes indicados ao Prêmio “O Futuro da Terra”, uma parceira entre o Jornal do Comércio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A distinção acontece anualmente durante a Expointer, na cerimônia realizada no auditório da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A data prevista para a premiação é o dia 28 de agosto de 2023.
Com a participação do Comitê de Ciências Agrárias da Fapergs e de agentes do agronegócio foi realizada a seleção entre as 76 indicações realizadas de cientistas, pesquisadores, agricultores, instituições e empresas que mais têm contribuído para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental, através de práticas inovadoras e sustentáveis.
São cinco as categorias contempladas nesta edição.
1. Prêmio Especial - É concedido a um pesquisador com reconhecidos méritos por sua contribuição para o avanço do conhecimento em alguma das áreas do agronegócio. É um prêmio pelo conjunto da obra. Deve ser inquestionável em sua atribuição. Apenas um pesquisador será agraciado.
2. Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas - Premia iniciativas que, mesmo estando situadas no campo agrícola, saem do lugar comum da produção. Esta categoria também premia projetos que tratam a produção ao longo de toda sua cadeia, com pesquisas para melhorar tanto a produção quanto seu manejo e beneficiamento. Na cadeia produtiva podem ser contemplados os agentes antes da porteira, dentro da porteira e fora da porteira. Aqui são relevantes as alternativas agrícolas e a relação da cadeia produtiva. Poderão ser agraciados tanto pesquisadores como os empreendedores rurais que aplicam a tecnologia desenvolvida na pesquisa. A categoria poderá ter mais de um contemplado.
3. Inovação e Tecnologia Rural - São novos sistemas, técnicas ou equipamentos que contribuem para melhoria da produção e da produtividade rural. Nesta categoria poderão ser agraciados tanto pesquisadores, como os empreendedores tecnológicos e os produtores rurais que aplicam a tecnologia desenvolvida na pesquisa. A categoria poderá ter mais de um contemplado.
4. Preservação Ambiental - Premia projetos que se destacam por aliar produção e preservação. Pode incluir produção de animais, de vegetais e de minerais. Nesta categoria podem ser contemplados os agentes antes da porteira, dentro da porteira e fora da porteira que enfocam a preservação ambiental. A categoria poderá ter mais de um contemplado.
5. Startup do Agronegócio - Entende-se por startup empresa que está no início de suas atividades e que busca explorar atividades inovadoras no mercado. Nos últimos anos, houve um grande incremento no número de startups no agronegócio gaúcho. Nesta categoria serão premiadas jovens empresas que estejam trazendo ao agronegócio novos produtos ou serviços inovadores. A categoria poderá ter mais de um contemplado.
Confira abaixo os agraciados selecionados.
Categoria Prêmio Especial
Moacir Cardoso Elias – UFPel
Categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas
Nereu Augusto Streck - UFSM
Andréa Machado Leal Ribeiro – UFRGS
Categoria Preservação Ambiental
Adriana Carla Dias Trevisan – UERGS
Jackson Freitas Brilhante de São José – Secretaria da Agricultura do RS
Márcia Foster Mesko – UFPel
Projeto Advanced Farm 360 – Colégio Politécnico da UFSM
Categoria Inovação e Tecnologia Rural
Sibele Borsuk – UFPel
Laerte Ferreiro – UFRGS
Elessandra da Rosa Zavareze – UFPel
Categoria Startup do Agronegócio
Weecaps - UFSM