FAPERGS é agraciada com o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I
Publicação:

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) conquistou o 1º lugar do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I, na categoria Desenvolvimento de Ecossistema de CT&I, com o Edital “Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas” – RITEs. Esta é a segunda vez que a FAPERGS recebe esta distinção, a primeira foi em 2021, com o Edital Doutor Empreendedor.
A premiação ocorreu, na tarde desta quarta-feira (23), durante a programação do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi transmitida pelo canal do YouTube (youtube.com/@fapespagencia).
O Prêmio CONFAP de CT&I é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que congrega 27 Fundações, e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Premiação
Em sua segunda edição, a premiação contempla pesquisadores com o Prêmio CONFAP de CT&I “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” e, iniciativas das Fundações Estaduais com o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I.
As ações de boas práticas realizadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) foram reconhecidas em duas categorias: Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional.
O Prêmio visa reconhecer ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e, que por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas pela FAP.
Três Fundações eram finalistas na categoria Desenvolvimento de Ecossistema de CT&I: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
Edital RITEs premiado em 1º lugar
“Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas – RITEs”- O programa Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas – RITEs é o primeiro programa estadual para criação de redes de excelência em pesquisa e inovação no Rio Grande do Sul. Financiado com recursos extraordinários do governo do estado do RS em 2021 e 2022 (Programa Avançar RS), teve orçamento de R$30 milhões, sendo o maior programa em termos de orçamento da história da FAPERGS. Ao final do processo de avaliação e seleção das propostas, foram aprovadas 14 RITEs, com financiamento médio de R$ 2,14 milhões cada uma. A FAPERGS espera que as RITEs sejam os focos estruturantes da pesquisa, tecnologia e inovação em suas áreas no Estado do Rio Grande do Sul.
.