Fapergs e Capes promovem oficina estadual para elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG (2024-2028)
A oficina foi realizada nessa quinta-feira (21) na UFCSPA em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Publicação:

Representantes da comunidade científica, setor público, setor empresarial e sociedade civil organizada participaram da oficina promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nessa quinta-feira (21). O objetivo do encontro foi o de traçar diretrizes estaduais para o novo Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG (2024-2028).
A oficina foi realizada na sede da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com a presença de cerca de 30 pessoas que foram divididas em grupos de trabalho por segmento profissional. Em cada grupo participaram de seis a oito profissionais que contribuíram, por meio da metodologia “Café Mundial”, com as prioridades gaúchas para o novo Plano.
“O diretor presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, ressaltou que esta é uma oportunidade única de congregar diferentes setores para tratar de temas estratégicos para a sociedade gaúcha, ampliando o enfoque da academia e a troca de ideias. “A configuração do grupo de trabalho, combinando visões diversas, é que proporcionou um resultado de qualidade ao debate”, afirmou Odir.
O encontro é uma etapa da Capes para o processo de elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação, que será utilizado no período de 2024 a 2028. O objetivo das oficinas é o de discutir os componentes estratégicos para o novo documento.
Júlio Píffero, coordenador geral de Fomento a Ações Estratégicas da Capes, atuou como facilitador no encontro. O coordenador está percorrendo o Brasil, sempre em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e relatou um pouco sobre a experiência da oficina no solo gaúcho.
“O grande diferencial da oficina realizada no Rio Grande do Sul, foi a qualidade das representações da sociedade civil, do meio empresarial, da academia e do setor público que foram escolhidas pela Fapergs para este debate. Foi um elevado nível de diálogo, uma visão madura sobre os desafios em temas estratégicos que foram priorizados para o RS. Contribuições importantes foram feitas por um grupo composto por personalidades que entendem e conhecem profundamente o cenário gaúcho em toda a sua abrangência”, destacou Júlio.
Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG começou com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.
De acordo com o cronograma da Capes, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do PNPG 2024-2028 será encaminhado para a aprovação pelo Conselho Superior da Coordenação.
Em uma segunda etapa, a Capes vai se debruçar sobre os subsídios dessa Comissão para construir o plano com os componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) e, em paralelo, dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.