Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

FAPERGS e SCIT apresentam incentivos para a inovação no encontro Chimarrão com Fomento

Publicação:

20120425162347-cod424.jpg
Empresários buscaram conhecer os incentivos fiscais para a promoção da inovação

Nesta-quarta feira (25/04), foi realizado o encontro Chimarrão com Fomento, uma promoção da empresa Inventta, PUC-RS, FAPERGS e SCIT, destinado às empresas inovadoras para discutir as oportunidades do uso dos Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica com Capacitação de Recursos Nacionais e Internacionais.
O evento contou com a presença de Manuela Soares, da Inventta, debatendo como fazer uso dos benefícios regulados pela Lei do bem, Paulo Egler, do B Bice, que explanou sobre as oportunidades de fomento internacional do 7º programa Quadro (instrumento de fomento da Comunidade Européia para P&D), Jôni Franck Nunes Costa, diretor administrativo da FAPERGS, que abordou sobre os editais de fomento à pesquisa e inovação oferecidos, juntamente com o diretor técnico da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Luciano Andreatta, que falou sobre os programas de incentivos fiscais disponíveis para as empresas do Rio Grande do Sul.
Bruno Moreira, sócio-diretor da Inventta, abordou a inovação como estratégia de negócios, destacando o conceito de inovação, as dificuldades para inovar, a cultura da inovação e o engajamento das pessoas.
Na sequência, Manuela Soares, sócia-diretora da Inventta, apresentou a Lei do Bem e as diversas possibilidades de incentivos conforme o tipo de situação: produto ou processo inovador.
Paulo Egler, do MCT, esclareceu sobre o funcionamento do fomento internacional com formação de parcerias com países da comunidade européia.
Encerrando o evento o Jôni Franck, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul salientou que a Fundação tem promovido a aproximação entre a academia e o meio empresarial lançando diversos Editais voltados para a inovação. Entre eles, destacou o Pesquisador na Empresa, que permite que o empresário tenha um doutorando em seu ambiente empresarial desenvolvendo projetos inovadores.
Luciano Andreatta, diretor técnico da SCIT, apresentou o Programa Pró-inovação, que incentiva a inovação e a geração de receita, além do Fundopem e do Integrar-RS, que são mecanismos de incentivos fiscais para que as empresas possam promover a Inovação e obter também o incremento de receita como resultado.


FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS