Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fapergs e Sict lançam prêmios para pesquisadores e jovens talentos gaúchos

Indicações ao Prêmio Pesquisador Gaúcho ocorrerão de 9 de junho a 27 de julho

Publicação:

troféus na mesa em fila para a entrega
Serão contempladas 14 categorias de premiação na edição 2023 do Prêmio Pesquisador Gaúcho.

Por Ascom Fapergs e Ascom Sict 

Com o tema “Ciência e Inovação: Alicerces do Futuro”, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançou, nesta quarta-feira (7), a 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho. O objetivo é reconhecer o trabalho de pesquisadores, nas mais diversas áreas do conhecimento, por suas relevantes contribuições ao desenvolvimento do estado. 

Integra o evento, ainda, o 5° Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, promovido em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) através do programa Educar para Inovar. A premiação reconhece estudantes gaúchos que se destacaram em olimpíadas do conhecimento e competições científicas nacionais e internacionais.  

O Educar para Inovar é o primeiro programa de educação inovadora no estado a receber a chancela e a autorização para uso do selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dessa forma, passou a integrar uma rede que recebe apoio técnico da agência internacional. 

A 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho contempla 14 categorias, que receberão troféu e certificado. Serão agraciados pesquisadores que apresentem carreira brilhante na pesquisa científica e que contribuam significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Artes, Letras e Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias e Geociências. 

A premiação também reconhece as seguintes categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica. 

A cerimônia será realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e conta com a presença de estudantes, comunidade científica, ecossistemas de inovação, agentes do governo e empresários. 

Este ano, o evento terá a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs) ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária, em sua área de conhecimento, para o progresso da ciência. Considerada a distinção de maior relevância da Fapergs, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente. 

As indicações ao Prêmio Pesquisador Gaúcho poderão ser realizadas de 9 de junho a 27 de julho pelo link abaixo: 

Confira as categorias em disputa: 

  • Categorias de pesquisador destaque nas áreas do conhecimento 

Artes, Letras e Linguística 

Arquitetura, Urbanismo e Design 

Ciências Agrárias 

Ciências Biológicas 

Ciências da Saúde 

Economia e Administração 

Educação 

Engenharias 

Geociências 

  • Categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial 

Jovem Pesquisador 

Startup Inovadora 

Pesquisador na Empresa 

Pesquisador no Setor Público 

Profissional de Comunicação da Área de Ciências e Inovação Tecnológica 

 

Conteúdos relacionados

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS