FAPERGS investirá R$ 8,32 milhões em bolsas de iniciação científica e tecnológica

Jovem no laboratório
A submissão das propostas poderá ser realizada de 26 de março até 10 de maio de 2021.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), lançou nesta quinta-feira (25), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e de Inovação – (PROBIC/PROBITI) com o objetivo de proporcionar a qualificação de recursos humanos do Estado.

Serão disponibilizados até R$ 8,32 milhões para o Programa PROBIC/PROBITI, visando atender as demandas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação – ICTs interessadas em obter cotas de bolsas destinadas a alunos de cursos de graduação. A previsão é que sejam atingidos 1,6 mil estudantes de graduação. As bolsas de iniciação científica pagam R$ 400 reais mensais e terão duração máxima de até 13 meses e mínima de 30 dias, em caráter excepcional.

Além de engajarem os estudantes no processo de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, as bolsas complementam a formação acadêmica do aluno, priorizando o intercâmbio de conhecimento com os professores.

Inscrições

A submissão das propostas poderá ser realizada de 26 de março até 10 de maio de 2021, através do SigFapergs conforme os requisitos do Programa e da documentação exigida no sistema.

Informações poderão ser obtidas pelo site www.fapergs.rs.gov.br

Confira abaixo o Edital 02/2021 - PROBIC e PROBITI.