Fapergs lança o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015 e a Exposição Túnel do Tempo
Publicação:

Nesta segunda-feira (8), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado o Rio Grande do Sul- Fapergs lança, às 17 horas, no saguão da Assembleia Legislativa, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015 e a Exposição Túnel do Tempo em comemoração aos 50 anos da fundação.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da Fapergs, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Tecnológico, que visa reconhecer o trabalho do pesquisador nas mais diversas áreas do conhecimento e a importância que tem o investimento em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A Exposição Túnel do Tempo marca as principais contribuições das pesquisas apoiadas pela Fapergs em cada década desta trajetória. Esta Exposição foi concebida e elaborada pelos alunos da Agência Experimental de Comunicação Integrada da Faculdade de Comunicação Social da UNIRITTER, com a coordenação da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Márcia Santana Fernandes, e doada à Fapergs em homenagem aos seus 50 anos.
Na ocasião serão homenageadas personalidades que, de alguma maneira, contribuíram para o fortalecimento e reconhecimento da importância do fomento à pesquisa no Estado.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é um estimulo à cultura da inovação nas cadeias produtivas do estado e da busca por soluções tecnológicas ambientalmente sustentáveis. Na edição 2015 sete áreas do conhecimento serão contempladas na Modalidade Pesquisador Destaque: Ciências Humanas e Sociais; Ciência Saúde; Ciências Agrárias; Economia e Administração; Educação e Psicologia, Artes e Letras; Ciências Biológicas. Além das categorias que reconhecem jovens pesquisadores, a distinção pretende reconhecer pesquisas alusivas ao Ano Internacional da Luz decretado pela ONU.
Saiba mais - 2015 - Ano Internacional da Luz
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, para celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. “Um Ano Internacional da Luz é uma oportunidade tremenda para garantir que os decisores políticos tomem consciência dos problemas que a tecnologia da luz pode resolver”, sublinhou o presidente da comissão para a celebração do Ano Internacional da Luz, John Dudley. “A fotônica fornece soluções de baixo custo para desafios que se colocam em várias áreas: energia, desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, saúde, comunicações e agricultura. Por exemplo, soluções inovadoras na área da iluminação reduzem o consumo de energia e o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que, minimizam a poluição luminosa, para que todos possam apreciar a beleza do Universo num céu escuro”, acrescentou John Dudley, citado num comunicado da Sociedade Internacional para a Óptica e a Fotônica (esta é a ciência ligada ao processamento e à detecção de sinais de luz).