Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fapergs dá posse aos membros da Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão

Publicação:

Imagem da sala de reuniões com reunião presencial e on-line junto dos membros da Comissão EDI.
Dez pesquisadores de diferentes áreas, envolvidos com as temáticas de Equidade, Diversidade e Inclusão compõem a Comissão.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), realizou nesta segunda-feira (04), a primeira reunião da Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão, em formato híbrido, com a assinatura do Termo de Designação, dando posse aos seus integrantes.

A Comissão EDI é fruto de uma Chamada Pública, com mais de 50 indicações da comunidade científica, que buscou trazer perfis de pesquisadores envolvidos com a promoção de equidade, diversidade e inclusão na atividade científica, tecnológica e acadêmica.

Integram a Comissão cinco membros titulares e cinco suplentes, sendo eles representantes do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapergs; do Conselho Superior da Fundação, e da comunidade científica, que foram escolhidos entre os nomes indicados em resposta à Chamada Pública. O mandato dos membros da Comissão será de dois anos, permitida uma recondução.

O objetivo do grupo é gerar iniciativas que contribuam para a erradicação de preconceitos de raça, gênero, orientação sexual, condição física, idade, religião e demais formas de discriminação, bem como para o aumento da representatividade na produção do conhecimento científico.

Na abertura do encontro, o diretor administrativo-financeiro da Fapergs, Mauro Mastella, destacou  esta primeira reunião, que além da posse de seus integrantes, também vai definir o coordenador e vice, além da sistemática de trabalho.

Pesquisador assinando o termo de posse
Os integrantes da Comissão EDI assinaram o Termo de Designação.

O diretor técnico-científico Rafael Roesler, mencionou a riqueza dos diferentes perfis da Comissão, e o fato de não serem integrantes das assessorias de avaliação de projetos, onde o olhar não é focado para temáticas como essa. “Aqui temos cidadãos e acadêmicos, profissionais que levam essa causa adiante, com diferentes enfoques, diferentes perfis de formação, de especialidade”, disse ele.

Os membros da Comissão EDI elegeram a professora Milena Freire de Oliveira-Cruz  (UFSM) como coordenadora e a professora Cláudia de Souza Libânio (UFCSPA), como vice-coordenadora o grupo.

Após a assinatura do termo de posse, os integrantes da Comissão fizeram uma breve apresentação da sua atuação e das temáticas que estão mais envolvidos.

Confira abaixo os selecionados para a comissão.

Titulares representantes da comunidade científica

Angelo Brandelli Costa - PUCRS - Angelo Brandelli Costa é professor do programa de pós-graduação em psicologia, do programa de pós-graduação em ciências sociais, e do programa de pós-graduação em medicina e ciências da saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde coordena o grupo de pesquisa em Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais e desenvolve pesquisas na área de diversidade sexual e gênero.

Maria Luiza Saraiva Pereira - UFRGS - A professora Maria Luiza Saraiva Pereira é uma pesquisadora negra e tem se destacado na UFRGS como conselheira da universidade em órgão superior, e em comissões que diretamente tratam da elaboração e implementação de políticas de equidade racial, apontando a necessidade e as virtudes da inclusão da diversidade de pesquisadores. Maria Luiza participou de comissões de avaliação de autodeclarações de ingressantes nas graduações da UFRGS.

Milena Freire de Oliveira-Cruz – UFSM – Milena é professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde compõe o GT de Ações Afirmativas. Atualmente coordena o Curso de Especialização em Estudos de Gênero, é membro do Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM e embaixadora do Movimento Parent in Science (PiS). Tem experiência em projetos de pesquisa, ensino e extensão que abordam a temática da equidade e diversidade de gênero e interseccionalidades (principalmente raça e classe social). Coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/CNPq).

Suplentes dos representantes da comunidade científica

Cláudia de Souza Libânio – UFCSPA - Cláudia é Administradora e Arquiteta de formação, mestre e doutora em Engenharia pela UFRGS, com pós-doutorados nas áreas de Engenharia e Design. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Trabalha no âmbito do ensino e da pesquisa desde 2014 com acessibilidade e inovação em saúde. Suas pesquisas estão focadas em temas como acessibilidade, inclusão e diversidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e comunidades vulneráveis em sistemas da saúde e educacionais. Desenvolve pesquisas nacional e internacionalmente sobre esses temas, orientando alunos de graduação e de mestrado nessa área além de ser membro e integrar o Núcleo de Inclusão e Diversidade da UFCSPA.

Maurício Andrades Paixão – UFRGS - Maurício é engenheiro ambiental por formação, mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.  Atualmente é professor adjunto no departamento de Obras Hidráulicas, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, sendo o primeiro professor a ingressar pelo sistema de cotas em 70 anos do IPH e o segundo professor declarado negro do Instituto. Mais recentemente sua pesquisa vem focando no enfrentamento ao racismo ambiental, no acesso à água e a saneamento e na prevenção de desastres. É coordenador do grupo de pesquisa BASE (Bantu: Água, Saneamento e Engenharia), o qual trabalha com temas relacionados ao meio ambiente, comunidades tradicionais e enfrentamento ao racismo.

Rosane Teresinha Carvalho Porto - UNIJUÍ- Rosane é mestre em Direito na área de concentração: Políticas Públicas de Inclusão Social, doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC/RS, e pós-doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora permanente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, lecionando na graduação em Direito e no programa de pós-graduação em Direito - mestrado e doutorado. Estuda as seguintes temáticas: Acesso à justiça e soluções de conflitos, mediação e justiça restaurativa e transformações no mundo do trabalho. É integrante do grupo de pesquisa em Biopolítica & Direitos Humanos do CNPq e do grupo de pesquisa Direito e Fraternidade da UFRGS (Capes/CNPQ). Também integra a equipe de trabalho do projeto Rede de Cooperação Academia e Pesquisa: eficiência, efetividade e economicidade nas políticas de segurança pública com utilização de monitoração eletrônica e integração de banco de dados.

Representantes do Conselho Superior da Fapergs

Titular

Pâmela Mello-Carpes –UNIPAMPA - Pâmela é professora da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Em 2017, Pâmela recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência, concedido anualmente pela Loreal, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências  e iniciou os estudos relacionados a gênero e ciência, além de suas pesquisas na área de neurobiologia da memória. Foi responsável pela proposição e criação da Comissão Mulheres na Fisiologia, da Sociedade Brasileira de Fisiologia, comissão na qual é a atual presidente. Além disso, Pâmela é membro do núcleo central de cientistas do Movimento Parent in Science (PiS), criado para discutir o impacto da parentalidade na carreira científica dos pesquisadores brasileiros. Atualmente, Pâmela está à frente da criação da Comissão Permanente de Diversidade da Fesbe (Federação das Sociedades de Biologia Experimental). Além da experiência na assessoria e criação de políticas relacionadas à diversidade na ciência, a pesquisadora tem publicado artigos científicos sobre esta temática em importantes revistas internacionais.

Suplente

Márcia Rodrigues dos Santos Capellari - ATITUS Educação - Cientista da Computação, doutora em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul/SP. Mestre em educação, Especialista em desenvolvimento ágil de projetos da área da tecnologia, empreendedorismo e inovação. Docente no Programa de Mestrado em Administração da Atitus Educação. Vinculada à linha de pesquisa sobre estudos organizacionais contemporâneos. Temas de pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo feminino, diversidade, inovação de impacto e cultura da inovação. Já esteve à frente da presidência da fundação Meridional em projetos de inovação corporativa e impacto social, liderando projetos vinculados ao centro de tecnologias digitais (ICT) inserindo metodologias ativas e de empreendedorismo para transformar pesquisa em projetos de extensão inovadores e spin-offs. Membro do conselho de governança do grupo Parceiros Voluntários e inovação pelo Impacto/ ICE, Expofavela e mentora no programa Gerando Falcões. Faz parte da fundação do Instituto Aliança Empresarial Norte RS onde desempenha o papel de prédio institucional.  Sócia diretora na Semente Negócios. Sócia fundadora da Lídera - Associação de mulheres empreendedoras.

Representantes do Conselho Técnico Administrativo da Fapergs

Titular

Mauro Mastella - Diretor administrativo-financeiro da Fapergs-Mauro Mastella é diretor administrativo-financeiro da FAPERGS, doutor em Administração e Finanças pela UFRGS e professor adjunto na UFCSPA. Realizou pesquisas e publicações acadêmicas sobre o impacto da diversidade de gênero dentro dos conselhos de administração no risco e na rentabilidade de empresas brasileiras.

Suplente

Rafael Roesler – Diretor técnico-científico da Fapergs - Rafael Roesler é professor titular de Farmacologia da UFRGS e diretor técnico-científico da Fapergs. Teve experiência como tutor em programa de ações afirmativas para alunos de graduação atuarem em atividades de pesquisa científica na Universidade da California, Irvine (EUA).

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS