Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fapergs realiza o seminário de acompanhamento de RITEs e Clusters

Serão apresentados 23 projetos alinhados com as estratégias do governo do Estado.

Publicação:

Secretária falando para a platleia.
Os projetos são desenvolvidos em redes por equipes de excelência em pesquisa.

Nesta quarta-feira (06), na Universidade das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) abriu o Seminário de Acompanhamento dos Programas: Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul – RITEs e dos Clusters, com a apresentação dos projetos que visam atender setores estratégicos do Rio Grande do Sul.

O evento que terá continuidade amanhã (07), tem o objetivo de acompanhar o andamento de projetos que estão sendo realizados, através das 14 redes de pesquisa e tecnologia de ponta para enfrentamento de desafios estratégicos, RITEs e dos 9 Clusters, com a formação de agrupamentos entre universidades, institutos de pesquisa, órgãos do poder público, entidades da sociedade civil organizada, empresas e startups em setores estratégicos.

Na abertura do seminário, a secretaria da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, mencionou a importância das RITEs e dos Clusters para o desenvolvimento do Estado. “Com recursos do Avançar para Inovar do governo do Estado, RITES e Clusters são programas estruturantes com uma visão de futuro, trazendo soluções e propostas para o Estado que nós queremos”, destacou a secretária.

Para o diretor presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, os projetos são robustos e de alto nível. “É um orgulho estar neste evento, pela excelência das equipes que desenvolvem estes projetos em rede, que terão impactos significativos na sociedade. Daí a importância de avaliarmos estes resultados”, salientou Odir.

Com os RITES seis universidades do Rio Grande do Sul serão centros estaduais de excelência com atuação interdisciplinar, foco em inovação e potencial concreto de aplicação no desenvolvimento social e econômico do Estado, aproximando jovens talentos da ciência gaúcha de líderes científicos reconhecidos, que serão responsáveis por coordenar as ações. Cada Rede em até 3 milhões, por um período inicial de quatro anos em projetos capazes de solucionar desafios regionais estratégicos .

Já os Clusters tecnológicos em áreas estratégicas e portadoras de futuro, estão estimulando os 8 ecossistemas regionais, com os recursos recebidos, a formar redes de cooperação, com a geração de produtos e serviços inovadores a partir das competências pré-existentes, além de modernizar e/ou complementar a infraestrutura física e tecnológica.

Sobre as RITES

Com um investimento de R$ 30 milhões o edital RITEs foi lançado em 2021 e visa proporcionar apoio financeiro para a constituição de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul – RITEs-RS, os quais estimulem a pesquisa científica de excelência e a geração de tecnologia e inovação em áreas estratégicas, definidas pelos Eixos Estratégicos Prioritários estabelecidos pela FAPERGS, ou pelas Tecnologias Estratégicas que constam nas Diretrizes Estratégicas 2018/2028 do governo do estado e com potencial concreto de aplicação para o desenvolvimento social e econômico do RS.

Sobre os Clusters

O edital Clusters foi lançado 2022, com um aporte de R$ 24 milhões para gerar valor e induzir a criação de novos produtos e serviços em áreas prioritárias. Além disso, o edital também tem o objetivo de criar o adensamento tecnológico, a transferência de tecnologia e o crescimento do setor produtivo de forma sustentável. O público-alvo são clusters sediados em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), com participação de empresas e entidades do setor público nos oito ecossistemas regionais de inovação do Inova RS. 

 

 

FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS