FAPERGS recebe estudantes com reivindicação de reajuste das bolsas
Os estudantes também buscaram conhecer o cenário atual da Fundação para prestar apoio na busca de recursos.
Publicação:

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Odir Dellagostin, e o diretor técnico-científico, Rafael Roesler, receberam na tarde desta terça-feira (14), o presidente da União Estadual de Estudantes do RS (UEERS), Airton Silva e a diretora de Relações Institucionais da União Nacional de Estudantes (UNE), Gabriela Silveira, que abordaram a possibilidade de reajuste das bolsas de Iniciação Científica.
Os estudantes trouxeram esta pauta, tendo a referência do aumento de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocorrido em fevereiro deste ano.
Rafael Roesler, explicou que em setembro de 2022, a FAPERGS realizou um reajuste de bolsas, antecedendo o aumento ocorrido na esfera federal, que desde 2013 não tinha sido reajustado. A diretoria da Fundação está trabalhando para que haja a equiparação do valor das bolsas, que hoje contempla 1.600 estudantes de Iniciação Científica.
Odir relatou que as bolsas são disponibilizadas de forma proporcional ao número de doutores, para as instituições públicas, comunitárias e sem fins lucrativos. O diretor-presidente também apresentou dados relativos à produtividade científica do Rio Grande do Sul.
Os estudantes manifestaram o desejo de apoiar a FAPERGS na busca por mais recursos para investir em pesquisa, abrindo espaço para que a diretoria da Fundação possa apresentar o cenário da pesquisa gaúcha para mais estudantes.